Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GislanedosSantosRibeiro_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da qualidade do fitoterápico garra do diabo (Harpagophytum procumbens DC) comercializado em Brasília-DF
Autor(es): Ribeiro, Gislane dos Santos
Orientador(es): Bazzo, Yris Maria Fonseca
Assunto: Plantas medicinais
Medicamentos - controle de qualidade
Medicamentos - formas farmacêuticas
Fitoterápicos
Data de apresentação: 26-Jun-2017
Data de publicação: 8-Ago-2017
Referência: RIBEIRO, Gislane dos Santos. Avaliação da qualidade do fitoterápico garra do diabo (Harpagophytum procumbens DC) comercializado em Brasília-DF. 2017. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No Brasil, os medicamentos fitoterápicos, assim como os convencionais, devem possuir registro na Anvisa e seguir todas as normas sanitárias, a fim de que seja garantido o acesso a medicamentos seguros, eficazes e de qualidade comprovada. A falta de controle eficiente durante o desenvolvimento, produção e comercialização acarreta desvios de qualidade, que podem gerar problemas de ineficácia terapêutica, nocividade, intoxicações, agravamento de enfermidades e, em casos extremos, a morte dos usuários. O uso de fitoterápicos tem apresentado um crescimento significativo, o que exige normatização adequada para assegurar a qualidade em todas as etapas de produção desses medicamentos. Dessa forma, o objetivo desse estudo foi avaliar a qualidade do fitoterápico garra do diabo (Harpagophytum procumbens DC) disponível no mercado farmacêutico de Brasília-DF. Para tal, foram realizados testes preconizados na Farmacopeia Brasileira – 5ª edição (2010) e em monografias presentes em outras farmacopeias oficiais. Foram avaliados rótulos e bulas, características organolépticas, peso médio, desintegração, compostos majoritários e marcadores fitoquímicos. Alguns desvios foram observados na análise de bula, no teste de desintegração e na análise do teor do marcador. Esses desvios são significativos e comprometem a eficácia terapêutica do medicamento fitoterápico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2017.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons