Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17825
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JulianaPonteGoncalves_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGranemann, Sérgio Ronaldo-
dc.contributor.authorGonçalves, Juliana Ponte-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Juliana Ponte. Proposição de modelo de roteirização para distribuição de encomendas. 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA distribuição de encomendas é uma atividade que demanda organização e planejamento para que seja realizada de maneira eficiente e eficaz. Logo, é imprescindível que as empresas busquem técnicas para a otimização dos processos relacionados à distribuição. Uma dessas técnicas é a roteirização de veículos. A roteirização é uma forma de auxiliar este processo por determinar um ou mais roteiros de paradas a serem seguidos de acordo com as decisões, os objetivos e as restrições da frota estudada. Este trabalho foi desenvolvido em uma empresa distribuidora de encomendas e buscou analisar a situação real que as rotas estão sendo executadas propondo um modelo de roteirização. Para a otimização do processo, aplicou a heurística do método de Clarke e Wright para comparar o real com o ideal. Após um estudo dos custos logísticos relacionados, o trabalho identificou a possibilidade de redução de custos, visto que as distâncias percorridas pela roteirização ideal são menores que no cenário atual.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistribuição física de benspt_BR
dc.subject.keywordRoteirização (Logística)pt_BR
dc.subject.keywordTransporte de mercadoriaspt_BR
dc.titleProposição de modelo de roteirização para distribuição de encomendaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-08-11T17:22:29Z-
dc.date.available2017-08-11T17:22:29Z-
dc.date.submitted2016-12-07-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/17825-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Parcels’ distribution is an activity which demands organization and planning to be done in an efficient and effective way. Thus, it is fundamental that companies search for techniques to optimize the processes related to the delivering activity. One of these techniques is the vehicle routing one. The routing technique is a way to support this process determining one or more stop routes to be adopted, according to decisions, goals and limitations related to the studied shipping. Problem this work has been developed at a parcels’ distributor company aiming to make an analysis of the executed routes’ current situation and to propose a routing model. In order to achieve the process optimization, Clarke and Wright method’s heuristic is apply to compare the real with the ideal situations. After studying the related logistic costs, this work identified the possibility of reducing costs, considering that the distances made by the ideal routing are shorter than the ones in the current scenario.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons