Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CamilaLimaXavier_tcc.pdf699,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Litigância intragovernamental : um estudo de caso sobre a Empresa Gerencial de Projetos Navais – Emgepron
Autor(es): Xavier, Camila Lima
Orientador(es): Lúcio, Magda de Lima
Assunto: Conflito - administração
Políticas públicas
Litigância intragovernamental
Data de apresentação: 27-Jun-2017
Data de publicação: 11-Ago-2017
Referência: XAVIER, Camila Lima. Litigância intragovernamental: um estudo de caso sobre a Empresa Gerencial de Projetos Navais–Emgepron. 2017. 67 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A presente pesquisa objetiva avaliar os conflitos administrativos no contexto do implemento de políticas públicas, incorporados neste trabalho sob a perspectiva conceitual de litigância intragovernamental, como impacto na gestão administrativa e enquanto óbice à gestão das políticas públicas. Através do estudo de caso da controvérsia entre a Secretaria da Receita Federal do Brasil e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) em que se tentou conciliação no âmbito da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF), identifica-se o contexto gerador da litigância intragovernamental e o seu impacto na gestão pública. O conflito interno apresenta efeito deletério na gestão de políticas públicas pois configura empecilho que resulta em ação pública descoordenada e desarticulada, ensejando uma crise de governabilidade. Relevante instrumento de gestão para o enfrentamento da litigância intragovernamental que obsta a ação pública eficiente é a CCAF, não apenas como instância administrativa de resolução extrajudicial de controvérsias, mas também como polo de disseminação da cultura da pacificação dentro da Administração Pública.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons