Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1793
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MisléiaRodriguesdeAguiarGomes.pdf278,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Anatomia, histoquímica e ultraestrutura de folhas de Byrsonima basiloba e Byrsonima coccolobifolia (Malpighiaceae)
Autor(es): Gomes, Misléia Rodrigues de Aguiar
Orientador(es): Báo, Sonia Nair
Assunto: Byrsonima coccolobifolia
Byrsonima basiloba
Malpighiaceae
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 10-Ago-2011
Referência: GOMES, Misléia Rodrigues de Aguiar. Anatomia, histoquímica e ultraestrutura de folhas de Byrsonima basiloba e Byrsonima coccolobifolia (Malpighiaceae). 2011. 19 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)-Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: (Anatomia, histoquímica e ultra estrutura de folhas de Byrsonima coccolobifolia e B. Basiloba. (Malpighiaceae)). A família Malpighiaceae é formada por 70 gêneros e cerca de 1.200 espécies predominantemente tropicais e subtropicais, sendo 300 delas representadas no Brasil. O objetivo deste trabalho é estudar a anatomia, histoquímica, ultraestrutura das folhas de Byrsonima coccolobifolia e Byrsonima basiloba (Malpighiaceae). Para análise, folhas expandidas de espécies nativas do Cerrado foram coletadas no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB). As folhas foram fracionadas para estudos anatômicos e para observação sob o Microscópio Eletrônico de Transmissão (MET). Os cortes foram analisados sob o microscópio óptico Zeiss Axiophot e sob o MET JEOL JEM 1011. As duas espécies possuem folhas simples, são hipoestomaticas, com epiderme uniestratificada com células maiores na face adaxial em B. Basiloba e epiderme unisseriada em B. coccolobifolia.. As folhas das byrsonimas apresentam características compatíveis com outras plantas analisadas do gênero. A grande quantidade de amido encontrados nos cloroplastos nas duas espécies de Byrsonima é considerada uma característica comum em muitas espécies estudadas do cerrado. A estrutura foliar e ultraestrutura da Byrsonima coccolobifolia e B. basiloba são compatíveis com o metabolismo de C3 da fotossíntese.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons