Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/17948
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_AnaClaraDamasio_tcc.pdf684,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre tempos, espaços e relações : uma etnografia sobre o envelhecimento e o envelheceres na Guariroba, Ceilândia (DF)
Autor(es): Santos, Ana Clara Sousa Damásio dos
Orientador(es): Fleischer, Soraya Resende
Assunto: Envelhecimento
Mulheres
Antropologia da saúde
Ceilândia (DF)
Data de apresentação: Dez-2016
Data de publicação: 9-Out-2017
Referência: SANTOS, Ana Clara Sousa Damásio dos. Entre tempos, espaços e relações: uma etnografia sobre o envelhecimento e o envelheceres na Guariroba, Ceilândia (DF). 2016. 73 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Essa monografia tem o intuito de discutir o envelhecer não enquanto categoria que perpassa apenas uma etapa da existência de um ser, mas como processo de existência que perpassa corpos, coisas, tempos, espaços e relações. Nesse sentido, o envelhecer aqui é tratado como ação. O texto gira em torno de três eixos norteadores: tempo, espaço e relações. O foco da análise etnográfica sobre os dados primários e secundários recaiu principalmente sobre as mulheres que chegaram ao Planalto Central ainda jovens e que nesse novo espaço e tempo construíram famílias, afetos e relações. O texto é dividido em três capítulos; tento elucidar um processo de migração através dos espaços pelos quais essas mulheres transitaram; em seguida dialogo com duas histórias para circunscrever o envelhecimento e o envelhecer; e por fim, dialogo com dois espaços para entender as relações que os corpos em envelhecimento estabelecem nos mesmos e como esses espaços são agentes e criadores de relações.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons