Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18025
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoanaDarcFerreiraPinto_tcc.pdf540,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As manifestações da cultura popular no município de Carinhanha/BA : festas, folguedos e danças no contexto do ensino fundamental
Autor(es): Pinto, Joana D’arc Ferreira
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Cultura popular - Carinhanha (BA)
Manifestação cultural
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 26-Out-2017
Referência: PINTO, Joana D’arc Ferreira. As manifestações da cultura popular no município de Carinhanha/BA: festas, folguedos e danças no contexto do ensino fundamental. 2013. 65 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013.
Resumo: Este trabalho aborda as manifestações da cultura popular no município de Carinhanha/BA – festas, folguedos e danças - no contexto do ensino fundamental, considerando que as práticas pedagógicas no Ensino Fundamental podem contribuir com a valorização e reconhecimento das manifestações da cultura popular brasileira, em sua dimensão de memória e identidade cultural da população local e do Brasil como um todo. As danças, as festas, os autos, os cortejos e os folguedos populares são expressões ricas da diversidade cultural brasileira. Em Carinhanha, na Bahia, não podia ser diferente e a escola, como um espaço público, pode ser um ambiente privilegiado para aprendizagens que envolvam as culturas populares de um modo geral e, em especial, aquelas manifestações que ocorrem nesse município. Dessa forma, tendo por objetivo analisar como as manifestações da cultura popular local são tratadas na prática pedagógica das professoras que atuam em turmas do 1º ao 4º ano - uma turma de cada ano - do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Carinhanha/BA, o trabalho foi estruturado com base em levantamento teórico sobre o tema, tendo como referência diversos autores, entre outros: Laraia (2009), Brandão (2009), Arantes (2000), Burke (1988), Freire (1993) e Viana (2008). E a pesquisa empírica foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa, que sendo de natureza descritiva possibilitou aprofundamento das questões relativas à temática, apresentadas nos dados coletados em entrevistas semiestruturadas, realizadas com as professoras e a coordenadora pedagógica da escola pesquisada. E o resultado mostrou que nas turmas investigadas, apesar de as professoras reconhecerem a importância das manifestações da cultura popular brasileira, em sua dimensão de memória e identidade cultural da população local e do Brasil, nas práticas pedagógicas as manifestações culturais não são trabalhadas nessa perspectiva.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de Pedagogia à distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons