Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18046
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VivianeAparecidaSilva_tcc.pdf601,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva
Autor(es): Silva, Viviane Aparecida da Costa
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Educação inclusiva
Professores - formação continuada
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 30-Out-2017
Referência: SILVA, Viviane Aparecida Da Costa. Formação continuada de professores na perspectiva da educação inclusiva. 2017. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, 2017.
Resumo: O presente trabalho procura discutir a importância da formação continuada dos professores para atender alunos com necessidades educacionais especiais em salas de aula regulares. O objetivo da pesquisa é analisar a proposta de formação docente para atender na perspectiva dos Direitos Humanos no âmbito da Educação Inclusiva. Para tanto foram observadas propostas de ações interventivas que ocorreram em instituição pública de ensino localizada na cidade de Ceilândia, no ano de 2015, com o intuito de sensibilizar alunos e professores quanto à necessidade de inserção dos alunos com deficiencia no ensino regular. A pesquisa se deu em uma Escola da Rede Pública de Ensino da Secretaria de Educação do Distrito Federal e contou com a participação de todos os professores do turno vespertino e culminou na semana da Pessoa com Deficiência. Com este trabalho busca-se realizar uma reflexão sobre a diversidade pautada na Perspectiva de Pessoa com Deficiência.
Abstract: This study discusses the importance of the teachers' continuing education to serve students with special needs in regular classrooms. The objective of the research is to analyze the proposal for teacher training to comply with the perspective of human rights in the context of inclusive education. Therefore, we made proposals for intervening actions in order to raise awareness as teachers on the need for disabled students' integration in mainstream education. The project intervention was held in a Public School of Secretariat of Education's Public School of the Federal District Education Network and involved the participation of the all afternoon shift's teachers and culminated in the week of Persons with Disabilities. Finally, the interventionist project sought to carry out a reflection on diversity and continuing education of teachers.
Resumén: Este trabajo busca discutir la importancia de la formación continua de profesores para atención a alumnos con necesidades educacionales especiales en clases regulares. El objetivo de esta investigación es analizar la propuesta de formación docente de atención en la perspectiva de los Derechos Humanos en el ámbito de la Educación Inclusiva. Para ello se ha realizado propuestas de acciones interventivas que ocurrieran el año de 2015 para sensibilizar a los estudiantes y profesores cuanto a la necesidad de inserción de alumnos con deficiencia en la enseñanza regular. La investigación ha sido realizada en una Escuela de la Red Pública de Enseñanza de la Secretaría de Educación de Distrito Federal y contó con la participación de todos los profesores del turno vespertino y culminó en la semana de la Persona con Deficiencia. Por fin, se este trabajo busca realizar una reflexión sobre diversidad y formación continuada de profesores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons