Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TainaPlacidoMarques_tcc.pdf759,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBelisário, Katia Maria-
dc.contributor.authorMarques, Tainã Plácido-
dc.identifier.citationMARQUES, Tainã Plácido. A questão do negro e a cultura organizacional : estudo de caso da Fundação Cultural Palmares. 2017. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Curso de Comunicação Organizacional, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a fazer um estudo de caso da organização pública Fundação Cultural Palmares (FCP), cujo objetivo é preservar e promover a cultura negra no Brasil. O foco recai sobre a cultura organizacional da instituição avaliada por meio de questionários enviados por e-mail aos servidores e terceirizados, bem como as entrevistas em profundidade com gestores, feitas no mês de maio de 2017. Outro procedimento metodológico utilizado uma pesquisa documental da Fundação e uma pesquisa bibliográfica, com base em autores que tratam da história do negro no Brasil, manifestações culturais, organização, comunicação interna e cultura organizacional. Os resultados obtidos mostram a incoerência entre os propósitos e objetivos da FCP e o que de fato ocorre no âmbito interno da organização. O ambiente mostrou-se preconceituoso e desmotivador para os colaboradores e alguns membros da gestão, o que nos faz refletir sobre valores defendidos na retórica e os de fato praticados dentro da instituição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNegros - identidade racialpt_BR
dc.subject.keywordComunicação internapt_BR
dc.subject.keywordPreconceito racialpt_BR
dc.subject.keywordCultura organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordCultura afro-brasileirapt_BR
dc.titleA questão do negro e a cultura organizacional : estudo de caso da Fundação Cultural Palmarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-10-31T11:01:24Z-
dc.date.available2017-10-31T11:01:24Z-
dc.date.submitted2017-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18089-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The current research displays a case study about the public organization Palmares Cultural Foundation, whose goal is to preserve and to promote the Afrobrazilian (Black) culture in Brazil. The focus is on the organizational culture of the institution assessed through questionaires sent by emails to public servants and outsourced ones, as well as interviews in depth with managers, done in May, 2017. Other methodological procedure used is one documental research from the foundation and one bibliografical research, based on writers that portrait history of black folks in Brazil, cultural, organizatinal, internal communication and organizatinal culture. The obtained results show an incoherence between the purposes and goals of FCP and what in fact occur in the internal scope of the organization. The environment has shown to be biased and discouraging to employees and some management members, what makes us think about defended values in rhetoric and those actually practiced inside the institution.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons