Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AndressaSilvaAlmeida.pdf1,25 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Limite da LRF e arrecadação própria dos municípios brasileiros no ano de 2016
Autor(es): Almeida, Andressa Silva
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)
Finanças municipais
Impostos - arrecadação
Federalismo fiscal
Gastos com pessoal
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 3-Nov-2017
Referência: ALMEIDA, Andressa Silva. Limite da LRF e arrecadação própria dos municípios brasileiros no ano de 2016. 2017. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) trouxe regras relevantes no que diz respeito ao planejamento e controle das contas públicas. Uma das suas implantações foi estabelecer os limites de despesas com pessoal inseridas dentro de um objetivo geral de equilibrar as receitas e as despesas e buscar a transparência das contas públicas. O objetivo desse trabalho é analisar o efeito dos limites impostos pela LRF sobre os gastos com pessoal dos municípios brasileiros. De modo particular, analisa o esforço arrecadatório dos poderes Executivos dos municípios no ano de 2016 através de indicadores que relacionam os gastos com pessoal com a receita corrente líquida arrecadada pelo município, seja receita fiscal gerada por IPTU, ISS, ITBI ou originada por transferências governamentais. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.637 municípios, selecionados a partir do banco de dados da FINBRA, e em seguida foram separados em dois grupos: 1) municípios em que seus Poderes Executivos ultrapassaram o limite de 54% de gastos com pessoal estabelecido pela LRF; 2) municípios em que seus Poderes Executivos não ultrapassaram o limite estabelecido pela LRF. Os resultados dos testes revelaram que houve uma diferença significativa quanto a arrecadação dos dois grupos de municípios. Os resultados demonstraram que os dois grupos não obtiveram o mesmo esforço arrecadatório. Os municípios que estão dentro do limite previsto arrecadaram, em média, mais que os que não estão dentro do limite; e, proporcionalmente à receita corrente líquida, a porcentagem média das transferências correntes é maior nos municípios que não estão dentro do limite estabelecido pela lei, sugerindo a ocorrência do efeito flypaper.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons