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Título: O ensino de história e a educação das relações étnico-raciais em uma escola pública em São Sebastião-DF
Autor(es): Pereira, Isaac Mendes
Orientador(es): Garcia, Renísia Cristina
Assunto: História - estudo e ensino
Relações étnico-raciais
Livros didáticos
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: PEREIRA, O ensino de história e a educação das relações étnico-raciais em uma escola pública em São Sebastião-DF. 2015.101 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: A pesquisa visa compreender a educação das relações étnico-raciais a partir do Ensino de História e como este é problematizado em sala de aula, no sentido de desconstruir discursos hegemônicos e auxiliar na superação do racismo. Apresentamos conceitos tais como racismo, identidade e lugar, importantes para o entendimento da temática racial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa respaldada em documentos legais como a Lei n° 10.639/2003 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Por meio da observação das aulas, intervenção pedagógica e análise do Projeto Político-Pedagógico e do livro didático, procuramos compreender se as orientações no Ensino de História apontam para conectar aspectos da História local à História nacional, se aparece no entrecruzamento das problematizações as ingerências das desigualdades sociais e raciais e dos discursos hegemônicos e ver se nesta dinâmica são propostas novas abordagens no ensino de História. Na busca por responder quais as contribuições do ensino de história para a formação de crianças residentes em São Sebastião-DF, concluímos que a escola apresenta resistência em aplicar as orientações estabelecidas pelas DCN’s para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, ao não executar projetos e compreender a questão do racismo apenas no âmbito do respeito a diversidade. Nas observações em sala de aula constatamos que os/as professores/as regentes não estão preparados para lidar com a temática, reproduzindo os estereótipos encontrados no livro didático. Quanto a este, constatamos que, apesar do material ser submetido aos critérios estabelecidos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD, o mesmo ainda apresenta, em sua leitura, situações estereotipadas acerca da história da população negra no Brasil, com conteúdos que reforçam o preconceito racial, naturaliza a escravidão e normatiza a cultura branca.
Abstract: This study aims to understand education for racial-ethnic relations from history teaching. It analyzes how this pedagogical practice is conducted in the classroom to deconstruct hegemonic discourses and assist in overcoming racism. It studies important concepts for the understanding of racial themes such as racism, identity and place. It is a qualitative research based on legal documents such as Law No. 10.639/2003 and the National Curricular Guidelines for the Education for Racial-Ethnic Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African Histories and Cultures. Through observation in classrooms, pedagogical intervention and analyses of the political-pedagogical project and textbooks, we tried to verify if the guidelines for history teaching connects the aspects of local history to those of national history. We checked if interferences of social and racial inequalities and of hegemonic discourses appear in the intersection of problematizations and if such interferences generate new approaches in teaching history. In seeking to point out the contributions of history teaching for the education of children living in Sao Sebastiao, DF, we concluded that school resists applying the guidelines set out by the National Curricular Guidelines for the Education for Racial-Ethnic Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African Histories and Cultures. Indeed, school does not execute the projects and comprises the issue of racism in the framework of respect for diversity only. By means of observations in the classroom, we found that school teachers are not prepared to deal with the issue. They reproduce stereotypes found in textbooks. It was found that, although the teaching materials are submitted to the criteria established by the National Textbook Programme, they still present stereotypical situations about the history of the black population in Brazil with contents that reinforce racial prejudice, naturalize slavery and standardize the white culture.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
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