Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18177
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LorenaLinsDamasceno_tcc.pdf559,77 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR : perspectivas avaliativas a partir de seus egressos
Autor(es): Damasceno, Lorena Lins
Orientador(es): Santos, Catarina de Almeida
Assunto: Professores - formação
Educação básica
Data de apresentação: 10-Jul-2015
Data de publicação: 6-Nov-2017
Referência: DAMASCENO, Lorena Lins. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR: perspectivas avaliativas a partir de seus egressos. 2015. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Este trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro apresenta o contexto atual da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, fazendo uma breve contextualização sobre a Política Nacional de Formação, à luz da legislação que a instituiu e regulamentou, bem como das literaturas pertinentes ao tema. Este capítulo traz, ainda, alguns dados sobre a demanda por formação inicial, coletados junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e aponta os principais programas e ações vigentes, no âmbito do Governo Federal, voltados à formação e valorização docente. O Segundo capítulo ocupa-se de caracterizar o Parfor como uma das principais ações estruturantes da Política Nacional de Formação e apresentar dados referentes ao Programa em território nacional. Discute-se também neste capítulo, a sua complexidade da gestão e o papel dos atores envolvidos em sua estrutura e funcionamento. No terceiro e último capítulo, avaliamos o Parfor sob o olhar de seus alunos egressos. Destina-se à apresentação e análise dos dados da pesquisa, obtidos a partir das respostas dos 19 professores ao questionário elaborado pela equipe da Capes. Neste capítulo, fazemos uma caracterização do perfil do professor-aluno, e tentamos responder às três questões propostas para este estudo: qual é a visão do estudante a respeito do curso realizado, quais são suas perspectivas avaliativas sobre o Parfor e quais são os possíveis efeitos do Programa em sua atuação em sala de aula.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons