Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Catarina de Almeida | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Lorena Lins | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Lorena Lins. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR: perspectivas avaliativas a partir de seus egressos. 2015. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho está organizado em três capítulos. O primeiro apresenta o contexto atual
da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no Brasil, fazendo uma
breve contextualização sobre a Política Nacional de Formação, à luz da legislação que a
instituiu e regulamentou, bem como das literaturas pertinentes ao tema. Este capítulo traz,
ainda, alguns dados sobre a demanda por formação inicial, coletados junto ao Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP e aponta os principais
programas e ações vigentes, no âmbito do Governo Federal, voltados à formação e
valorização docente.
O Segundo capítulo ocupa-se de caracterizar o Parfor como uma das principais ações
estruturantes da Política Nacional de Formação e apresentar dados referentes ao Programa em
território nacional. Discute-se também neste capítulo, a sua complexidade da gestão e o papel
dos atores envolvidos em sua estrutura e funcionamento.
No terceiro e último capítulo, avaliamos o Parfor sob o olhar de seus alunos egressos.
Destina-se à apresentação e análise dos dados da pesquisa, obtidos a partir das respostas dos
19
professores ao questionário elaborado pela equipe da Capes. Neste capítulo, fazemos uma
caracterização do perfil do professor-aluno, e tentamos responder às três questões propostas
para este estudo: qual é a visão do estudante a respeito do curso realizado, quais são suas
perspectivas avaliativas sobre o Parfor e quais são os possíveis efeitos do Programa em sua
atuação em sala de aula. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação básica | pt_BR |
dc.title | O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR : perspectivas avaliativas a partir de seus egressos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-11-06T13:02:59Z | - |
dc.date.available | 2017-11-06T13:02:59Z | - |
dc.date.submitted | 2015-07-10 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/18177 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|