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Título: O conceito de agronegócios e suas representações sociais : um estudo com discentes dos cursos ligados à sua gestão
Autor(es): Cappellesso, Giselle
Orientador(es): Guimarães, Magali Costa
Assunto: Agronegócios
Gestão do agronegócio
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 7-Nov-2017
Referência: CAPPELLESSO, Giselle. O conceito de agronegócios e suas representações sociais: um estudo com discentes dos cursos ligados à sua gestão. 2017. 112 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Brasil é considerado um global player quando se trata de agronegócios, com expressiva participação no PIB, na balança comercial e no fornecimento de produtos agropecuários para o mundo. Com essa expansão econômica e produtiva do setor, demanda-se, atualmente, profissionais capacitados para lidar com suas especificidades. Apesar de sua importância, o conceito de agronegócio traz elementos que são contraditórios, sendo por muitos associados ao desmatamento, à poluição e uso intensivo de água e agrotóxicos. A partir disso, objetivou-se nessa pesquisa compreender as representações sociais sobre “agronegócios” de estudantes dos cursos ligado à gestão de agronegócios da Universidade de Brasília. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessário utilizar uma abordagem qualitativa e exploratória, dado que o tema é pouco explorado academicamente. Primeiramente, o estudo foi realizado com um total de 30 estudantes do início e final do curso de Planaltina. Para a coleta dos dados, aplicou-se o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e, após, estes foram submetidos à uma análise de conteúdo, e, em complemento, a investigações por meio do software IRAMUTEQ. Após, comparou-se esses achados com o anterior estudo realizado por Cappellesso e Guimarães (2016). Observou-se que os discentes de ambos os grupos (Gi e Gf) parecem conferir um maior alinhamento com as representações sociais reproduzidas pela grande mídia e pela sociedade, onde o agronegócio é associado essencialmente à produção em escala. Contudo, é possível averiguar um esforço de mudança na compreensão do que vem a ser “agronegócios”, possivelmente resultado do conhecimento/informação adquiridos no curso que estão sendo integrado ao senso comum dos estudantes. Além disso, evidencia-se elementos negativos relativos à mão-de-obra e ao meio ambiente. Porém, as representações dos estudantes atuam desassociando o agronegócio desses elementos vistos socialmente como negativos, lidando assim com as contradições que o campo lhes impõe. Investigações sobre essas representações contribuem para que outros superem perspectivas muitas vezes enviesadas ideologicamente ou pelo senso comum, além de guiarem os comportamentos e identidades dos futuros profissionais do agronegócio.
Abstract: Brazil is considered a global player when it comes to agribusiness. Brazil’s agricultural production has a significant participation in the Brazilian Gross Domestic Product (GDP) and also in the world supply of agricultural products. With this recent economic and productive expansion, professionals are required to handle their specificities. Despite its importance, the concept of agribusiness carries antagonistic elements, being associate to deforestation, pollution and the intensive use of agrochemicals. Therefore, the objective of this research was to understand and analyze the social representations about "agribusiness" of students from the Agribusiness Management course of the University of Brasília (UnB). For this reason, it was necessary to use a qualitative and exploratory approach, given that this subject is little explored academically. This study was carried out with a total of 30 students, from the beginning and end of the Agribusiness Management course at Planaltina’s campus. The Free Word Association Test was used for the collection of the information. After, we applied content analysis followed by prototypical and similarity analysis with the help of IRAMUTEQ software. Afterwards, these findings were compared with the previous study of Cappellesso and Guimarães (2016). The study show that students from both groups (Gi and Gf) seem to confer a greater alignment with the social representations reproduced by the mainstream media, by associating agribusiness with large-scale and technified production. However, there is a cognitive effort of change in the understanding of what is “agribusiness”, possibly a result of the knowledge/information acquired during the course that is being integrated to the common sense of the students. In summary, it is observed that new elements of representations are integrated to the student’s historically determined social values along the course. Also, it is observed that there are negative elements in their perception about Agribusiness, related to labor and the environment, such as deforestation. Moreover, the representations of the students, in performing their identity function, act by disassociating agribusiness from these socially perceived elements as negative, thus dealing with the contradictions that the field imposes on it. Investigating these representations contribute to overcome ideologically biased perspectives, as well as guiding the behavior and identity of future agribusiness professionals.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Departamento de Gestão de Agronegócios, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



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