Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18214
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MonicaRodriguesBezerra_tcc.pdf264,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Argumentos de licenciandos para o ensino de química
Autor(es): Bezerra, Monica Rodrigues
Orientador(es): Gauche, Ricardo
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Aprendizagem
Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade)
Cidadania
Professores - formação
Letramento científico
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Nov-2017
Referência: BEZERRA, Monica Rodrigues. Argumentos de licenciandos para o ensino de química. 2017. vi, 32 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O ensino de química na perspectiva da cidadania destaca uma atividade docente que desenvolva habilidades necessárias para a tomada de decisão em uma sociedade considerada tecnocientífica. A formação inicial de professores é parte fundamental para esse processo, portanto esse trabalho analisou quais argumentos licenciandos do curso de química da Universidade de Brasília apresentaram para defender o ensino de química na educação básica. A partir dessa análise, foi possível conhecer também quais as percepções da natureza da ciência e, por conseguinte percepções sobre letramento científico que esses estudantes apresentaram, o que corroborou para uma reflexão sobre quais os impactos do curso de licenciatura química nos estudantes. A metodologia utilizada consistiu na análise de cartas redigidas pelos estudantes em resposta a uma publicação da atriz Denise Fraga, no jornal Folha de São Paulo, na qual a atriz questiona a necessidade de ensinar química nas escolas. Participaram dessa pesquisa alunos que cursavam o primeiro semestre no início de 2017 e alunos formandos do final de 2016. Os resultados apontaram haver uma evolução no pensamento dos estudantes em relação a letramento científico e percepções da natureza da ciência, entretanto também apontaram haver uma necessidade de uma maior participação de aspectos sobre epistemologia da ciência no currículo de licenciatura química. Conhecer a natureza da ciência e suas relações com a sociedade deve ser parte fundamental de um curso de formação inicial de professores, a fim de formar professores que busquem um real letramento científico.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.
Aparece na Coleção:Química



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons