Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18330
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CeciliaWalgerPavanAlvim.pdf987,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e sua contribuição para pesquisa em contabilidade no Brasil
Autor(es): Alvim, Cecília Walger Pavan
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Ciências Contábeis - produção científica
Pesquisa acadêmica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 20-Nov-2017
Referência: ALVIM, Cecília Walger Pavan. Análise do Programa Multiinstitucional e Interregional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UnB/UFPB/UFRN e sua contribuição para pesquisa em contabilidade no Brasil. 2017. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O Programa Multiinstitucional e Inter-Regional Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN foi criado em 1999 através de um convênio de cooperação e intercâmbio técnico-científico-pedagógico firmado inicialmente entre a Universidade de Brasília, e as Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN). Este estudo teve como objetivo analisar o programa e a sua contribuição para a pesquisa em contabilidade no Brasil. Para atingir o objetivo foram examinadas as dissertações aprovadas entre os anos de 2002 e 2016, além de informações disponíveis no Currículo Lattes, na RAIS e no site de buscas Google. Esta pesquisa foi classificada como descritiva e documental. Como resultado, a contribuição do Programa para a pesquisa em contabilidade se verificou pela quantidade de mestres formados ao longo dos anos, as dissertações publicadas em nível de anais de congresso, periódicos e livros além do fato de ter possibilitado a expansão da pós-graduação em Ciências Contábeis para as regiões centro-oeste e nordeste.
Abstract: The Multi-institucional and Inter-regional Master Program of Post-Graduation in Accountant Sciences UnB/UFPB/UFRN was created in 1999 through a cooperation and technical-scientific-pedagogical exchange agreement signed initially between the University of Brasília and the Federal Universities of Pernambuco (UFPE), Paraíba (UFPB) and Rio Grande do Norte (UFRN). This study aimed to analyze the program and verify its contribution to the research in accounting in Brazil. To reach the objective, the dissertations approved between 2002 and 2016 were examined, as well as information available in the Lattes Curriculum, the RAIS and the Google site. This research was classified as descriptive and documentary. As a result, it was verified that the contribution of the Program to the research in accounting is evident when it is verified the number of masters graduated over the years, the published dissertations and the fact of having made possible the expansion of the post-graduate in Accounting Sciences for the central-west and northeast regions.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18330
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons