Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PatriciaBatistaVieiraCambraia_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Patrícia Tuxi dos-
dc.contributor.authorCambraia, Patrícia Batista Vieira-
dc.identifier.citationCAMBRAIA, Patrícia Batista Vieira. Processo de construção da linguagem escrita do sujeito. 2017. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de uma intervenção psicopedagógica que foi realizada com uma aluna de 9 anos de idade que apresenta dificuldades de leitura e escrita, a mesma cursa o 3° ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados envolveu 7 sessões, baseadas em instrumentos psicopedagógicos, como questionário de anamnese, a entrevista operativa centrada na aprendizagem, técnicas projetivas dos vínculos escolares e dos vínculos familiares e avaliações pedagógicas. Os instrumentos aplicados foram essenciais para as observações psicopedagógicas. Este estudo tem como objetivo maior apresentar o percurso de processo de aprendizagem, amparado por um olhar psicopedagógico e, consequentemente, nos levar a uma reflexão sobre as dificuldades de leitura e escrita.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistúrbios da aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordLeitura e escritapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.titleProcesso de construção da linguagem escrita do sujeitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-21T10:15:56Z-
dc.date.available2017-11-21T10:15:56Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18342-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1This work is the result of a psychopedagogical intervention that was carried out with a 9 year old student who presents difficulties in reading and writing, she is enrolled in the 3 of Elementary School. Data collection involved 7 sessions, based on psychopedagogical instruments such as anamnesis questionnaire, operative interview focused on learning, projective techniques of school ties and family ties, pedagogical evaluations. The instruments applied were essential for psychopedagogical observations. This study aims to engage in how learning is handled, supported by a psycho-pedagogical perspective and, consequently, lead us to a reflection on the difficulties of reading and writing.pt_BR
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons