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Título: Déficit de processamento auditivo central e aquisição da leitura e da escrita : construindo caminhos possíveis
Autor(es): Oliveira, Hervecia Fernanda Fidelis de
Orientador(es): Santos, Patrícia Tuxi dos
Assunto: Pessoas com deficiência auditiva
Aprendizagem - dificuldades
Leitura e escrita
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: OLIVEIRA, Hervecia Fernanda Fidelis de. Déficit de processamento auditivo central e aquisição da leitura e da escrita: construindo caminhos possíveis. 2017. 77 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esse estudo traz o relato do acompanhamento psicopedagógico realizado com uma criança de nove anos, do sexo masculino, aluno do 3º ano fundamental de uma escola pública do Distrito Federal, portador de Déficit de Processamento Auditivo Central em grau severo, com dificuldade de aprendizagem em leitura e escrita. O Déficit do Processamento Auditivo Central é um problema nas áreas cerebrais relacionadas às habilidades auditivas e de interpretação das informações sonoras. A principal consequência do distúrbio está no processamento das informações captadas pelas vias auditivas. Crianças com DPAC caracterizam-se, quase sempre, por uma dificuldade na aprendizagem causada principalmente pela dificuldade em captar de modo adequado os eventos sonoros que lhes são transmitidos. Em geral, essas crianças apresentam transtorno fonológico e de consciência fonológica, o que leva a dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita. Tendo como base pesquisas da área de educação e fonoaudiologia que estabelecem correlação positiva entre consciência fonológica e aprendizagem da leitura e escrita, foi realizado, um trabalho de desenvolvimento e fortalecimento das habilidades de consciência fonológica. Percebeu-se que, à medida que a criança desenvolvia as habilidades de consciência fonológica, ela avançava na aquisição da leitura e da escrita.
Abstract: The study presents results about psychopedagogy monitoring carried out on a nine-year-old, male student, studying at an elementary school (3rd year) within the public system (Distrito Federal, Brazil), with Central Auditory Processing Deficit (CAPD) in severe degree, with learning and writing disabilities. Central Auditory Processing Deficit is a problem in specific brain areas related to hearing skills and interpretation of auditory information. The major consequence of this disorder is associated with processing the information captured through auditory pathways. Children with CAPD are usually characterized for showing a learning disability caused mainly by difficulty in capturing sound events in a proper way. In general, these children present phonological disorder and phonological awareness, which leads to difficulties in reading and writing. Based on researches in the area of education and phono audiology that establish a positive correlation between phonological awareness and reading and writing learning, a study was carried out with the child to develop and strengthen phonological awareness skills. It was verified that as the child developed phonological awareness, he also progressed in his writing and reading skills.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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