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Título: As situações-problema na mediação de conceitos matemáticos na escola : relato de intervenção psicopedagógica com professores
Autor(es): Oliveira, Monica Aparecida Pivante de
Orientador(es): Fávero, Maria Helena
Assunto: Intervenção psicopedagógica
Matemática - estudo e ensino
Prática de ensino - matemática
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: OLIVEIRA, Monica Aparecida Pivante de. As situações-problema na mediação de conceitos matemáticos na escola: relato de intervenção psicopedagógica com professores. 2017. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho descreve uma intervenção psicopedagógica cujo objetivo foi o de promover a reflexão acerca da prática pedagógica da educação matemática em sala de aula, a partir da resolução de uma situação problema. Para isso realizamos seis sessões de intervenção psicopedagógica, com três professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Buscamos analisar por meio dos atos da fala e dos registros produzidos, a importância das notações para a tomada de consciência e a reflexão pedagógica. O referencial teórico adotado para tanto foi o de Fávero (2005; 2012) e de Fávero e colaboradores. A análise dos resultados mostrou que o ensino da matemática ainda está pautado na transmissão de conteúdos, regras e exercícios em detrimento da formação de conceitos. A proposta de intervenção psicopedagógica realizada possibilitou a tomada de consciência das participantes quanto a necessidade de ressignificar, ou seja, dar novo sentido à prática pedagógica.
Abstract: This paper describes a psychopedagogical intervention aiming at fostering reflection on the pedagogical practice of mathematical teaching in the classroom through the resolution of a problem situation. In order to do that, six psychopedagogical sessions were conducted with three teachers working in the early years of primary education. An analysis was undertaken of the importance of notation for an increase in awareness and pedagogical reflection, through speech acts and the records produced. The theoretical framework used in this work was Fávero (2005, 2012,) and Fávero et al. The analysis of the results showed that the mathematical teaching is still based on content transmition, rules, and coursework instead of concepts formation. The proposal for psychopedagogical intervention conducted enabled an increase in awareness of the participants and the perception of the need to give new meaning to pedagogical practices.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



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