Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PriscillaEricaMirandaCarvalhoSchilder_tcc.pdf1,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A construção de significados na leitura e escrita em um aluno com TEA
Autor(es): Schilder, Priscilla Erica Miranda Carvalho
Orientador(es): Vieira, Denise de Oliveira
Assunto: Leitura e escrita
Autismo
Intervenção psicopedagógica
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 21-Nov-2017
Referência: SCHILDER, Priscilla Erica Miranda Carvalho. A construção de significados na leitura e escrita em um aluno com TEA. 2017. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho é um relatório da prática de uma avaliação psicopedagógica feita em um aluno com Transtorno do Espectro Austístico (TEA), que teve o objetivo principal de favorecer a construção de significados e conceitos através da leitura e da escrita. Foi utilizada a metodologia da pesquisa de intervenção como procedimento para coleta de dados, seguida de avaliação das competências do sujeito, e fizemos uma sessão de intervenção para ilustrar como seria a mediação para construir os significados utilizando a compreensão de textos lidos. Os resultados mostram que a construção de significados perpassa a compreensão dos conceitos contidos e implícito na leitura em foco. Concluímos, então, que é essencial a mediação da construção dos significados pelo sujeito TEA, tanto em contextos escolares quanto na intervenção psicopedagógica, visando contribuir para a formação de leitores e escritores competentes.
Abstract: This study is a report of the practice of a psychopedagogical evaluation made with a student with Autism Spectrum Disorder (ASD), whose main purpose was to enable the construction of meanings and concepts through reading and writing. The intervention research methodology was used as a procedure for data collection, followed by evaluation of the subject's competences, and we had an intervention session to illustrate how mediation would be to build meanings using reading comprehension. The results show that the construction of meanings crosses the comprehension of the concepts contained and implicit in the reading. It is possible to conclude then, that mediation of the construction of meanings by ASD subjects is essential, in school contexts as well as in psychopedagogical intervention, in order to contribute to the formation of competent readers and writers.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2017.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons