Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18361
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MariaLuizaRosaDinizRodrigues.pdf523,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os efeitos da privação de liberdade na carreira criminal de jovens em conflito com a lei
Autor(es): Rodrigues, Maria Luiza Rosa Diniz
Orientador(es): Prando, Camila Cardoso de Mello
Assunto: Criminologia
Adolescentes infratores
Prisão (Direito penal)
Data de apresentação: 29-Jun-2017
Data de publicação: 22-Nov-2017
Referência: RODRIGUES, Maria Luiza Rosa Diniz. Os efeitos da privação de liberdade na carreira criminal de jovens em conflito com a lei. 2017. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No âmbito da Criminologia Desenvolvimental e do Curso de Vida, pretendi averiguar o que as pesquisas empíricas, quantitativas e estatísticas dizem sobre os efeitos da intervenção do sistema de justiça criminal na carreira criminal de jovens em conflito com a lei, com o objetivo de contribuir para o debate da efetividade das políticas públicas de encarceramento juvenil. Adotei a metodologia de revisão sistemática de literatura, analisando artigos em língua inglesa. As pesquisas mostraram ser a intervenção do sistema de justiça criminal prejudicial à vida das jovens, afetando domínios como educação, trabalho, saúde e vínculos sociais, além de estar relacionada à reincidência e ao agravamento dos ilícitos perpetrados. Ainda há lacunas no conhecimento, especificamente quanto ao contexto brasileiro e aos mecanismos e processos através dos quais o sistema de justiça criminal impacta na vida das jovens. Igualmente, as pesquisas não estão aptas a constatar causalidade, mas apenas correlação.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2017.
Aparece na Coleção:Direito



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons