Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18371
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_TatianeBarbosaLeite.pdf737,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas públicas para a agricultura familiar : uma análise preliminar dos programas e dos dados
Autor(es): Leite, Tatiane Barbosa
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Agricultura familiar
Políticas públicas
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: LEITE, Tatiane Barbosa. Políticas públicas para a agricultura familiar: uma análise preliminar dos programas e dos dados. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: As políticas públicas implantadas pelo Estado para a agricultura familiar, procuram de certa forma corrigir as desigualdades existentes na sociedade rural brasileira. O objetivo desse trabalho é avaliar as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e analisar as diferenças existentes entre as políticas públicas para a agricultura familiar e o setor não familiar da agricultura brasileira. Para a realização do trabalho procurou-se citar e descrever as políticas públicas contidas no relatório de políticas públicas para a agricultura familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) do ano de 2013. Assim como fazer uma revisão dos estudos acadêmicos sobre as políticas públicas para a agricultura familiar. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Quanto as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar as mesmas podem ser divididas em três categorias distintas, políticas públicas de desenvolvimento, regulação e financiamento. Dos recursos disponíveis para a agricultura a maior parte é destinada pra a agricultura empresarial, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), esses recursos são destinados para o financiamento de políticas agrícolas de abastecimento e comercialização. Por outro lado, dos recursos disponibilizados para o MDA, responsável direto pela a agricultura familiar e os assentamentos da reforma agrária, apenas 42,27% (média) são destinados para o financiamento das políticas públicas do setor rural familiar.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons