Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18373
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RosieldeSousaBraga.pdf939,49 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Eduardo Tadeu-
dc.contributor.authorBraga, Rosiel de Sousa-
dc.identifier.citationBRAGA, Rosiel de Sousa. Percepção acadêmica dos discentes da disciplina de Introdução a contabilidade: um estudo na Universidade de Brasília. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.pt_BR
dc.description.abstractAs disciplinas introdutórias exercem papel relevante na formação do futuro Profissional, sendo que a matéria de Introdução à Contabilidade destina-se à iniciação dos alunos que pretendem seguir a carreira de Contador, ou, então, haurir conhecimentos que facilitem sua tarefa no campo da Economia ou da Administração, permitindo-lhes conhecer a mecânica das operações das entidades públicas e privadas (IUDÍCIBUS, 2007, p 19). Diante do exposto o presente artigo tem como objetivo fazer uma análise comparativa da percepção acadêmica dos alunos no início do 1º semestre de 2017 matriculados na disciplina de Introdução à Contabilidade oferecida pelo Departamento de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília e a percepção dos alunos que já fizeram a referida disciplina em semestres anteriores e que estejam concluindo sua graduação na UnB. Foram aplicados no total 353 questionários, dos quais 178 para os alunos matriculados na disciplina de Introdução à Contabilidade no 1º semestre de 2017 no universo de 262, sendo que 6 questionários foram invalidados devido a erros de preenchimento. E os outros 175 foram aplicados para os alunos que cursaram anteriormente a disciplina e estão em fase de conclusão do curso na UnB, 15 questionários foram invalidados devidos a erros de preenchimento. Devido a grande quantidade de alunos que já fizeram a disciplina de Introdução à Contabilidade e estão em fase de conclusão do curso na UnB, buscou ter uma amostra próxima do numero de alunos que estão fazendo a disciplina de Introdução à Contabilidade nesse 1º semestre de 2017. Apos a análise dos dados, o elemento mais associado a não aprovação dos alunos foi a falta de dedicação por parte dos estudantes (55%) dos alunos que estão cursando a disciplina e (40%) dos alunos que já cursaram, um alto índice de discentes que não tiveram contato nenhum com a contabilidade antes de cursar a disciplina (80,23%) dos alunos que estão cursando a disciplina e (86,25%) dos alunos que já fizeram a disciplina e uma satisfação considerável dos alunos com material didático, critério de avaliação e salas de aulas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitáriospt_BR
dc.subject.keywordCiências Contábeis - grade curricularpt_BR
dc.subject.keywordCiências Contábeis - ensino superiorpt_BR
dc.titlePercepção acadêmica dos discentes da disciplina de Introdução a contabilidade : um estudo na Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-11-23T12:09:22Z-
dc.date.available2017-11-23T12:09:22Z-
dc.date.submitted2017-06-19-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18373-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons