Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18378
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SuellemKetleySantosGontijoLima.pdf544,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A demografia dos gastos nas regiões administrativas do Distrito Federal em 2016
Autor(es): Lima, Suellem Ketley Santos Gontijo
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Orçamento público
Contabilidade pública
Distrito Federal (DF) - gasto público
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 23-Nov-2017
Referência: LIMA, Suellem Ketley Santos Gontijo. A demografia dos gastos nas regiões administrativas do Distrito Federal em 2016. 2017. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Os gastos de um ente público são de interesse de toda a população, e são decorrentes de ações governamentais alicerçadas em reais necessidades sociais. Por sua vez, o poder público atua em seguimentos de extrema importância, como saúde, educação, infra-estrutura, entre outros. A presente pesquisa teve o objetivo de investigar a realidade da distribuição dos gastos liquidados nas Regiões Administrativas do Distrito Federal no ano de 2016, com base na análise dos indicadores de renda per capita e população estimada. Com o uso de estatísticas descritivas, no geral, não houve averiguação de que as Regiões Administrativas com rendas mais altas ou com menor população estejam inclusas nas aglomerações com mais gastos em investimentos sociais. Contudo, valores relativos e absolutos estudados demonstram alguns traços discriminatórios consideráveis em alocação de recursos. Observa-se com a pesquisa, que há certa urgência em rever o emprego de gastos por parte do Governo do Distrito Federal, observando setores carentes, os quais são desprovidos de amparo e, encolher consideravelmente a máquina pública, que tem consumido, em média, mais de 75% dos recursos disponíveis.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons