Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1839
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnaCarolinaFernandesCostaResende.pdf450,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da Língua Brasileira de Sinais - Libras na redação de textos escritos em língua portuguesa por adultos surdos
Autor(es): Resende, Ana Carolina Fernandes Costa
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Língua brasileira de sinais
Surdos - educação
Surdos - comunicação escrita
Data de apresentação: 9-Jul-2011
Data de publicação: 18-Ago-2011
Referência: RESENDE, Ana Carolina Fernandes Costa. A influência da Língua Brasileira de Sinais - Libras na redação de textos escritos em língua portuguesa por adultos surdos. 2011. [64] f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta a análise de textos escritos em Língua Portuguesa por adultos surdos, com o objetivo de identificar a influência do uso da Libras (Língua Brasileira de Sinais) na escrita desses indivíduos. A pesquisa foi baseada em dados gerados a partir de questionários eletrônicos aplicados em adultos surdos aleatórios, encontrados a partir de um grupo de e-mail para troca de informações entre surdos. A fundamentação teórica abrange o histórico da educação dos surdos e a forma como esses indivíduos encontram-se inseridos na sociedade, bem como sua relação com a Língua Portuguesa Escrita, considerando-a como segunda língua. As características típicas levantadas a partir dos textos dos sujeitos participantes da pesquisa foram comparadas com a estrutura de sua língua materna, levantando-se hipóteses sobre o seu desempenho escrito. Concluiu-se que os sujeitos obtiveram desempenho satisfatório em Língua Portuguesa escrita e que as dificuldades apresentadas em seus textos são características do processo de aquisição de uma segunda língua e não representam déficits cognitivos ou de aprendizagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Línguas Clássicas e Português, 2011.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons