Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18438
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GeyssianneSantosDaCosta_tcc.pdf574,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A internet no Distrito Federal como fonte de receitas saudáveis
Autor(es): Costa, Geyssianne Santos da
Orientador(es): Ginani, Verônica Cortez
Assunto: Alimentação saudável
Culinária
Educação alimentar e nutricional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 1-Dez-2017
Referência: COSTA, Geyssianne Santos da. A internet no Distrito Federal como fonte de receitas saudáveis. 2017. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Produção de Refeições Saudáveis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A mídia tem sido forte influência na busca de receitas saudáveis expressa como elemento de educação nutricional e implicações diretas para saúde e qualidade de vida. A alimentação saudável depende também do aprendizado e comportamento desde a infância, criando um contexto sociocultural nas refeições, e por sua vez determina um processo de formação de hábitos alimentares, criando grande possibilidade de prevalecerem na vida adulta. Apesar da facilidade de acesso aos diversos tipos de mídias eletrônicas, hoje em dia, são poucos e não comuns a temática alimentação saudável x mídia. Neste sentido o presente estudo mostra como a mídia influencia na busca de receitas saudáveis como opção de alimentação do dia a dia. Sendo assim deve-se conscientizar e educar a população utilizado as mídias, de forma que entendam quais as informações são produzidas no meio eletrônico que são verdadeiras e não dispensar uma consulta mais apropriada com um profissional da área. Este trabalho teve como objetivo avaliar receitas divulgadas na rede social instagram do DF em relação aos aspectos nutricionais. Trata-se de uma pesquisa descritiva, utilizado como critério de busca a primeira página do Google como resposta à pesquisa. Foi analisado os temas abordados, a localidade, forma como interagem com os seguidores, receitas e dicas saudáveis e por fim calculado o valor nutricional de 3 receitas aleatórias das contas quando disponível. Das contas analisadas 100% (n=5) havia menção do responsável ser formado em nutrição e todos os responsáveis pelas contas disponibilizavam o número de telefone para contato, sugerindo um atendimento personalizado. O número de seguidores era acima de 20 mil, em 60% (n=3) das contas analisadas. Nas demais havia entre 3 a 5 mil seguidores. Os temas mais abordados foram: O emagrecimento em 100% (n=5), nutrição esportiva em 40% (n=2), alimentação saudável assim como dicas de alimentação e exercícios em 100% (n=5) das contas analisadas. Observou-se que 100% (n=5) das contas apresentaram fotos do profissional responsável e 60% (n=3) fotos de receitas. A internet mostrou fonte de influência na alimentação saudável. Investem em publicações das quais são atrativas para seus seguidores, como o marketing por imagem, e contribuem estimulando o consumo dos alimentos publicados assim como a prática de exercícios.
Abstract: The media has been strong influence in the search of healthy recipes expressed as element of nutritional education and direct implications for health and quality of life. Healthy eating also depends on learning and behavior from childhood, creating a sociocultural context in meals, and in turn determines a process of forming eating habits, creating a great possibility of prevailing in adult life. Despite the ease of access to the different types of electronic media, today, there are few and not common thematic healthy food vs. media. In this sense, the present study shows how the media influences the search for healthy recipes as a daily food option. Therefore, it is necessary to raise awareness and educate the population used the media, so that they understand what information is produced in the electronic medium that is true and does not require a more appropriate consultation with a professional in the area. The objective of this study was to evaluate recipes published in the social instagram network of DF in relation to nutritional aspects. This is a descriptive search, used as a search criterion for the first page of Google as a response to the search. It analyzed the topics addressed, the locale, how they interact with followers, healthy recipes and tips and finally calculated the nutritional value of 3 random recipes from the accounts when available. Of the analyzed accounts 100% (n = 5) there was mention of the responsible being trained in nutrition and all those responsible for the accounts provided the telephone number for contact, suggesting a personalized service. The number of followers was over 20 thousand, in 60% (n = 3) of the analyzed accounts. In the others there were between 3 to 5 thousand followers. The most discussed topics were: 100% weight loss (n = 5), sports nutrition in 40% (n = 2), healthy eating as well as feeding and exercise tips in 100% (n = 5) of the analyzed accounts. It was observed that 100% (n = 5) of the accounts presented photos of the professional responsible and 60% (n = 3) photos of recipes. The internet has shown a source of influence on healthy eating. They invest in publications that appeal to their followers, such as image marketing, and contribute by stimulating the consumption of published foods as well as exercise.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão da Produção de Refeições Saudáveis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons