Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18457
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_MariaHelenaNerydaFonsecaBorges.pdf331,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O impacto da rede de suporte social para o idoso frente à solidão
Autor(es): Borges, Maria Helena Nery da Fonseca
Orientador(es): Paulin, Grasielle Silveira Tavares
Assunto: Redes sociais
Depressão em idosos
Idosos - qualidade de vida
Solidão
Data de apresentação: 29-Abr-2017
Data de publicação: 4-Dez-2017
Referência: BORGES, Maria Helena Nery da Fonseca. O impacto da rede de suporte social para o idoso frente à solidão. 2017. 9 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta revisão narrativa tem como objetivo principal investigar a relação do idoso com o sentimento de solidão e a perspectiva de enfrentamento junto às redes de suporte social efetivas. Os laços familiares, a inserção em grupos de indivíduos da mesma faixa etária com propósitos de enriquecer a rotina, a interação positiva e a manutenção de amizades bem como a criação de novos laços significativos contribuem para a formação de uma rede de suporte social que se mostra efetiva ao enfrentamento da condição social e funcional que o envelhecimento causa no idoso.
Abstract: This narrative review has as main goal to investigate the relationship of the elderly with the feeling of solitude and the perspective of confrontation together with effective social support networks. The family ties, the insertion into groups of individuals of the same age group for purposes of enriching their routine, the positive interaction and the maintenance of friendships as well as the creation of new significant ties contribute to the formation of a social support network that has shown to be effective in facing the social and functional condition that aging causes in the elderly.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde da Pessoa Idosa



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons