Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18466
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JoaoVitorFernandesdeOliveira.pdf689,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Lei de Incentivo ao Esporte : análise da eficiência de captação dos proponentes
Autor(es): Oliveira, João Vítor Fernandes de
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Lei de Incentivo ao Esporte
Esportes - legislação
Políticas públicas
Data de apresentação: 6-Set-2017
Data de publicação: 4-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, João Vítor Fernandes de. Lei de Incentivo ao Esporte: análise da eficiência de captação dos proponentes. 2017. 32 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O envolvimento do Estado com o esporte vem se tornando algo muito atrativo desde que se nota interesse por parte dos expectadores, além da necessidade e o direito de participação, com a passagem dos grandes eventos como as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, garantindo regulação do Estado no setor. Garantido na Constituição Federal de 1988, como direito social e dever do Estado, surgiu a necessidade de uma política pública voltada ao fomento do esporte. Em 2006 surge a Lei de Incentivo ao Esporte, ferramenta encontrada como forma de fomentar o desporto brasileiro. O objetivo do trabalho foi analisar a eficiência dos proponentes em captar os recursos aprovados pelo Ministério do Esporte. Foi utilizada a DEA – Análise Envoltória de Dados para análise da eficiência, utilizando como variáveis o valor autorizado para captação, input e o valor captado, output, nos períodos de 2007 a 2016. Verificou-se que embora muitos projetos consigam captar a maior parte do valor autorizado, o nível de eficiência de captação é baixo. Foram encontradas diversas falhas na gestão dos projetos por parte do Ministério do Esporte, além de um baixo controle dos projetos já realizados e seus resultados.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons