Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18468
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_VanessaMaraAlvesdaSilvaNoronha.pdf380,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepções de qualidade de vida e as experiências de violências de um grupo de pessoas idosas
Autor(es): Noronha, Vanessa Mara Alves da Silva
Orientador(es): Moura, Leides Barroso de Azevedo
Coorientador(es): Vieira, Ana Beatriz Duarte
Assunto: Qualidade de vida
Idosos - maus-tratos
Violência
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 4-Dez-2017
Referência: NORONHA, Vanessa Mara Alves da Silva. Percepções de qualidade de vida e as experiências de violências de um grupo de pessoas idosas. 2017. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Saúde da Pessoa Idosa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Objetivo: O estudo objetivou descrever as experiências de violências e a auto-percepção da qualidade de vida e saúde após os 60 anos de idade. Método: Tratou-se de pesquisa de abordagem quantitativa, transversal e descritiva desenvolvida com uma população residente numa região da Área Metropolitana de Brasília no Distrito Federal. Foram entrevistados 100 idosos utilizando-se como instrumento de coleta de dados perguntas do Qualidade de Vida (WHOQOL-BREEF), Ocorrência de Violências e do Estado Mental (MEEM). Resultado: Verificou-se uma maior frequência de idosos do sexo feminino (62%), com ensino fundamental incompleto (43%) e renda familiar de até 1 salário mínimo (46%). Mais da metade dos idosos (62%) declararam não ter uma boa qualidade de vida e 38% descreveram sentimentos compatíveis com desespero, ansiedade e depressão. Observou-se que 73% sofreram algum tipo de violência, destacando-se insulto e discriminação (40% e 35 % respectivamente), abandono (31%), abuso financeiro (15%) e agressão física (12%). Não se observou relação entre sofrer violência e auto-percepção de saúde e qualidade de vida (p-valor de 0,5587). Conclusão: Conclui-se que a magnitude das violências identificadas nesse segmento populacional demanda intervenções interdisciplinares e intersetoriais articuladas com o setor saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Núcleo de Estudos e Pesquisa da Terceira Idade, 2017.
Aparece na Coleção:Saúde da Pessoa Idosa



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons