Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_ThainaGomesdaSilva.pdf879,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reação dos investidores a uma doação : um estudo de caso da SM Entertainment
Autor(es): Silva, Thainá Gomes da
Orientador(es): Britto, Paulo Augusto Pettenuzzo de
Assunto: Hipótese dos Mercados Eficientes
Capital (Economia)
Coréia - condições econômicas
Capital de risco
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: SILVA, Thainá Gomes da. Reação dos investidores a uma doação: um estudo de caso da SM Entertainment. 2017. 23 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Neste trabalho, utilizou-se o evento de estudo como metodologia, na tentativa de evidenciar a possível relação entre o preço da ação da SM Entertainment, uma das três maiores empresas coreanas de entretenimento, e a doação de meio bilhão de won feita a Cruz Vermelha. Onde a hipótese trabalhada foi de que o preço aumentaria, causando retornos positivos. Visto que a doação foi feita em um período de comoção nacional, após o naufrágio da balsa Sewol que matou mais de 300 pessoas, onde a maioria eram adolescentes. O cenário econômico do país era de um crescimento lento, sendo que em 2013, a Coréia do Sul apresentou uma taxa de crescimento do PIB de 2,9%. Contudo as empresas de entretenimento estavam com mercado mais amplo, em decorrência dos ocidentais estarem mais abertos a cultura coreana, após o sucesso do cantor PSY, em 2012. A fim de verificar o impacto, utilizou-se o modelo de precificação de ações CAPM, para projeção dos retornos em um cenário sem essa doação para comparar com os retornos realizados. Os dados foram coletados no site da Korea Exchange e no site do The Bank of Korea. No período da janela analisada, houve aumento no retorno das ações imediatamente após o evento, contudo no último dia, é apresentado o menor retorno de toda a janela analisada.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons