Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18504
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PrisciladaCostaMesquitaAragao.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Auditoria financeira nas entidades fiscalizadoras superiores do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália
Autor(es): Aragão, Priscila da Costa Mesquita
Orientador(es): Ferreira, Lucas Oliveira Gomes
Assunto: Controle externo
Accountability
Auditoria
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: ARAGÃO, Priscila da Costa Mesquita. Auditoria financeira nas entidades fiscalizadoras superiores do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. 2017. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O controle externo é um instrumento essencial para garantir um funcionamento eficiente e transparente na administração pública em todo o mundo. Lima (2011) afirma que o mérito do controle externo se deve ao fato de esse ser realizado de forma independente por outro poder, diferente daquele responsável pela execução das atividades administrativas suscetíveis ao controle. O presente estudo tem como objetivos: apresentar de forma geral as características dos membros da Intosai; comparar a auditoria financeira do Tribunal de Contas da União (TCU), General Accounting Office (GAO), National Audit Office (NAO) e Australian National Audit Office (ANAO); e avaliar se as auditorias do Tribunal de Contas da União realizadas em conformidade com a sua própria estratégia de fortalecimento (Acórdão 3.608/2014-TCU-Plenário) estão aderentes aos padrões internacionais. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental de cunho exploratório, através de pesquisas realizadas, principalmente, em artigos científicos, monografias e nos portais eletrônicos das EFS. Os resultados mostram que os membros da Intosai em sua maioria não fazem as três auditorias principais estabelecidas nas normas internacionais. Na comparação com as outras EFS, o TCU ainda se encontra aquém do esperado quanto às auditorias financeiras já realizadas. Além disso, as auditorias financeiras realizadas pelo TCU ainda não são totalmente aderentes aos padrões internacionais, apesar dos esforços com a estratégia de fortalecimento em 2014.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons