Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18505
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_JaderWilsonTeixeiraBelchior.pdf1,48 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação das exportações com empregabilidade e remunerações : análise das informações contábeis de empresas listadas no setor de consumo cíclico da BM&FBovespa de 2009 a 2016
Autor(es): Belchior, Jader Wilson Teixeira
Orientador(es): Mendes, Krisley
Assunto: Empresas
Exportação
Demonstração do Valor Adicionado (DVA)
Comércio internacional
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: BELCHIOR, Jader Wilson Teixeira. Relação das exportações com empregabilidade e remunerações: análise das informações contábeis de empresas listadas no setor de consumo cíclico da BM&FBovespa de 2009 a 2016. 2017. 45 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Um dos tópicos mais debatidos atualmente na área econômica é se a abertura comercial de um país auxilia ou não na empregabilidade e geração de renda. Uma das motivações da pesquisa é procurar a contribuição que as Ciências Contábeis podem oferecer para auxiliar na busca da resposta desse debate. O período estudado pela pesquisa abrange os anos de 2009 a 2016 e pesquisou companhias de capital aberto listadas no setor de consumo cíclico da BM&FBovespa. Para a coleta dos dados da pesquisa foram utilizados a demonstração do valor adicionado e o formulário de referência, ambas fontes de informação disponibilizadas no site da BM&FBovespa. A pesquisa objetiva descrever a relação da empregabilidade e da geração de renda com as exportações através dos seguintes cálculos na amostra: taxa de variação das exportações; média aritmética, desvio padrão e coeficiente de variação das remunerações; coeficiente de correlação de Pearson da exportação com pessoal ocupado e remunerações contidas na DVA. A amostra não apresentou resultados que corroborem com as teorias tradicionais de comércio internacional, pois as exportações têm correlação negativa e baixa com o salário médio e correlação alta e positiva com a remuneração de acionistas. Já com a quantidade de pessoal ocupado a correlação é relativamente alta e positiva. Isso sugere que há indícios de que as exportações não favorecem o ganho de renda do trabalho e, portanto, não contribuem para a redução das desigualdades, embora colabore para o aumento da empregabilidade. É sugerido que sejam feitas pesquisas que utilizem métodos estatísticos mais aprofundados para esclarecer motivos da divergência dos resultados com as teorias de comércio internacional.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2017.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons