Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18528
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_PauloCezarCarneiro_tcc.pdf9,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivação sob o prisma da teoria da expectância : estudo de um caso em uma organização de controle
Autor(es): Carneiro, Paulo Cézar
Orientador(es): Meneses, Pedro Paulo Murce
Assunto: Motivação no trabalho
Servidores públicos
Servidores públicos - desempenho
Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: CARNEIRO, Paulo Cézar. Motivação sob o prisma da teoria da expectância: estudo de um caso em uma organização de controle. 2017. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A teoria da expectativa surge como uma das teorias contemporâneas que buscam explicar o processo motivacional, segundo o qual o esforço, desempenho e expectativa de recompensa afetam a motivação no trabalho, conforme assevera Hunsaker (2009). 5 A motivação gera um esforço extra diante da expectativa de que haverá uma recompensa para satisfação das metas pessoais e objetivos fincados no interior do indivíduo. Nesse sentido, Robbins e Judge (2014), entre outros autores, reconhecem que o comportamento motivacional enfoca a relação esforço-desempenho e a relação recompensas-metas pessoais. A presente pesquisa pretende identificar o grau das forças motivacionais sob a ótica da teoria de Victor Vroom no âmbito do TCDF, no que tange à valência, à expectativa e à instrumentalidade, ou, em outras palavras, o esforço-desempenho, o desempenho-recompensa e a relação entre recompensa e as metas pessoais como força motivadora.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2017.TCC.18528
Aparece na Coleção:Gestão Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons