Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WagnerLopesDias_tcc.pdf396,81 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da satisfação com a Câmara Legislativa do Distrito Federal
Autor(es): Dias, Wagner Lopes
Orientador(es): Reyes Junior, Edgar
Assunto: Câmaras legislativas - Distrito Federal
Representação política
Poder Legislativo
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 8-Dez-2017
Referência: DIAS, Wagner Lopes. Análise da satisfação com a Câmara Legislativa do Distrito Federal. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O estudo investiga a satisfação da população com a atuação da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Discorre sobre a crise na representação dos parlamentos, a cultural desconfiança dos latino-americanos e o impacto do desenvolvimento tecnológico na representação. A pesquisa utilizou um questionário elaborado a partir da missão institucional e sua divulgação e coleta das respostas foram realizadas por meio da Internet. As técnicas de alfa de Cronbach, Análise Fatorial Exploratória, correlação e regressão lineares múltiplas e análise de conglomerados foram empregadas para validação e análise dos dados. Os resultados mostraram uma grande insatisfação do cidadão com a instituição em todos os quesitos avaliados. A avaliação geral recebeu nota inferior à de todas as dimensões da qualidade, indicando a presença de componentes subjetivos associados à imagem. O grupo de respondentes mais satisfeitos é formado pelos mais jovens, menos instruídos e de menores rendas familiares, enquanto os mais velhos e de maiores rendas são os mais insatisfeitos. Contrariando a literatura, a satisfação reduziu com o aumento da idade do respondente. Constatou-se também a baixa interação entre a sociedade e a Câmara e a ausência de um canal de comunicação oficial. O resultado do estudo e a experiência de outros parlamentos indicam que ações mais eficazes para melhorar a satisfação são aquelas direcionadas aos mais jovens; vinculadas ao desenvolvimento econômico sustentável; serem acompanhadas de uma gestão administrativa eficiente e transparente e de uma comunicação efetiva com linguagem simples e utilizando as mídias mais populares.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Estratégia, Tribunal de Contas do Distrito Federal, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons