Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18536
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SuzanadeAlmeidaCosta.pdf732,94 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorCosta, Suzana de Almeida-
dc.identifier.citationCOSTA, Suzana de Almeida. Fracasso escolar: uma problemática em três concepções. 2017. 64 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo monográfico refere-se a uma pesquisa realizada no primeiro semestre de 2017, que tem como objetivo geral investigar a concepção sobre o fracasso escolar para estudantes, professores e coordenadores da Educação Básica do Distrito Federal. A opção foi pela abordagem da pesquisa qualitativa e como instrumento de coleta de dados a utilização de questionário, sendo um para estudantes de instituições públicas e privadas da educação básica, o segundo para professores da rede pública e o terceiro para coordenadores da rede pública, disponibilizados em uma plataforma virtual, chamada Google Docs. A composição foi de um total de dez questões, sendo duas questões abertas e sete fechadas para os estudantes, e sete abertas e quadro fechadas para professores e coordenadores. O referencial teórico baseou-se nas obras principais dos autores: Luckesi (1995), Patto (2010), Paro (2003), Villas Boas (2006). Os resultados obtidos foram relevantes, considerando o alto índice de reprovação e evasão escolar nas escolas brasileiras, é possível afirmar que o fracasso escolar é uma problemática enraizada na construção social das instituições de ensino.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEstudantespt_BR
dc.titleFracasso escolar : uma problemática em três concepçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-08T19:31:22Z-
dc.date.available2017-12-08T19:31:22Z-
dc.date.submitted2017-06-27-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18536-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons