Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1854
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AlineMatiasDantas.pdf147,69 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de ciências nas séries iniciais no município de Novo Gama - GO
Autor(es): Dantas, Aline Matias
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores - formação
Prática de ensino - ciências
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 23-Ago-2011
Referência: DANTAS, Aline Matias. O ensino de ciências nas séries iniciais no município de Novo Gama - GO. 2011. 25 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: O ensino de Ciências nas séries iniciais em todo o país é precário. Mesmo sabendo que a alfabetização científica pode contribuir para o desenvolvimento de posturas e valores pertinentes às relações entre os seres humanos, o conhecimento e o ambiente verifica-se que os currículos acentuam os aspectos metodológicos em detrimento dos conteúdos específicos de Ciências havendo, em alguns casos, dissociação da prática de ensino no contexto da disciplina. A maioria das escolas não possui projetos e os professores não planejam aulas voltadas para essa disciplina. Assim, a inclusão das ciências desde o ensino fundamental deve ser associada, necessariamente, a uma política de formação de docentes, de modo que eles se sintam seguros e possam propiciar aos alunos aprendizagens significativas. Uma das explicações levantadas por meio desse estudo foi o fato de os professores das séries iniciais no município de Novo Gama – GO terem de ensinar várias disciplinas e não possuírem formação adequada e muito menos recursos didáticos que facilitem esse trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons