Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RayanneReisFontenele.pdf566,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicas
Autor(es): Fontenele, Rayanne Reis
Orientador(es): Souza, Maria Emília Gonzaga de
Assunto: Estudantes - indisciplina
Disciplina escolar
Escolas - indisciplina
Professores e alunos
Data de apresentação: 29-Dez-2016
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: FONTENELE, Rayanne Reis. A concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicas. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo compreender o entendimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a respeito da indisciplina escolar e a influência na sua prática pedagógica. Trabalho ancorado em autores como: Aquino (1996), Boarini (2013), Garcia (2009), entre outros. A pesquisa tem uma metodologia de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário com 10 perguntas, encaminhado a 8 docentes que atuam em turmas de 1º a 5º ano de uma escola pública da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Com a realização da pesquisa foi constatado que os docentes indagados possuem uma visão fragmentada sobre a indisciplina, vista como causada pela família. Além disso, verificou-se que a principal ação docente em situações de indisciplina se dirige aos pais/responsáveis dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons