Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18558
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RayanneReisFontenele.pdf566,26 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Maria Emília Gonzaga de-
dc.contributor.authorFontenele, Rayanne Reis-
dc.identifier.citationFONTENELE, Rayanne Reis. A concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicas. 2016. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo compreender o entendimento de professores dos anos iniciais do ensino fundamental a respeito da indisciplina escolar e a influência na sua prática pedagógica. Trabalho ancorado em autores como: Aquino (1996), Boarini (2013), Garcia (2009), entre outros. A pesquisa tem uma metodologia de caráter qualitativo. Para a coleta de dados, o instrumento utilizado foi um questionário com 10 perguntas, encaminhado a 8 docentes que atuam em turmas de 1º a 5º ano de uma escola pública da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Com a realização da pesquisa foi constatado que os docentes indagados possuem uma visão fragmentada sobre a indisciplina, vista como causada pela família. Além disso, verificou-se que a principal ação docente em situações de indisciplina se dirige aos pais/responsáveis dos alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordDisciplina escolarpt_BR
dc.subject.keywordEscolas - indisciplinapt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.titleA concepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca da indisciplina escolar e sua influência nas suas práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T12:55:15Z-
dc.date.available2017-12-11T12:55:15Z-
dc.date.submitted2016-12-29-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18558-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons