Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/1856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CarladeMoraisBraga.pdf101,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Histórico da utilização de plantas medicinais
Autor(es): Braga, Carla de Morais
Orientador(es): Carneiro, Lívio Dantas
Assunto: Plantas medicinais
Plantas venenosas
Data de apresentação: 11-Jun-2011
Data de publicação: 23-Ago-2011
Referência: BRAGA, Carla de Morais. Histórico da utilização de plantas medicinais. 2011. 24 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Brasília, 2011.
Resumo: Inicialmente, foram explorados aspectos das diversas épocas da história das plantas medicinais, onde fica demonstrado que, desde que o homem começou a buscar os recursos naturais como alternativas para melhorar sua qualidade de vida, as plantas medicinais sempre ocuparam o seu papel como importante matéria-prima, principalmente para o tratamento de diversas doenças, o que se verifica também nos dias atuais. Após o relato histórico, foi objeto de discussão a metodologia de pesquisa com as plantas medicinais que, juntamente com as técnicas de coleta, manipulação e cultivo, são relevantes para o sucesso das pesquisas. Atualmente, são empregadas modernas técnicas nos trabalhos com as plantas medicinais, onde são envolvidos não só biólogos, mas diversos profissionais, tais como: químicos, bioquímicos, biomédicos, dentre outros, tudo como forma de se obter o máximo de sucesso nas pesquisas. Foram explorados alguns princípios ativos encontrados nas plantas medicinais, que conjugados com exemplos de plantas acessíveis na nossa região, permitiram verificar os efeitos desses princípios, e de algumas dessas plantas no tratamento de doenças. Apesar de todos os benefícios das plantas medicinais, foi dedicado um capítulo para exemplificar algumas plantas venenosas, como forma de alerta para o perigo do uso indiscriminado das plantas sem o devido conhecimento de suas propriedades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Consórcio Setentrional de Educação a Distância, Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Goiás, Curso de Licenciatura em Biologia a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons