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dc.contributor.advisorGinani, Verônica Cortez-
dc.contributor.authorBatista, Sueny Andrade-
dc.identifier.citationBATISTA, Sueny Andrade. Avaliação da qualidade nutricional e cultural de lanches ofertados em instituição infantil privada localizada no Distrito Federal. 2017. 32 f., il. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização Gestão da Produção de Refeições Saudáveis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição Humana, 2017.pt_BR
dc.description.abstractPesquisas mostram o aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade na população infantil brasileira, inclusive na faixa etária pré-escolar, predispondo ao surgimento prematuro de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O tempo de permanência da criança no ambiente escolar, faz com que a escola assuma o papel de difundir práticas que promovam o crescimento dos alunos. Tornando-se fundamental a avaliação do que está sendo ofertado. O objetivo do presente estudo foi avaliar a qualidade nutricional e cultural de lanches ofertados em Instituição Infantil Privada localizada no Distrito Federal. A amostra foi constituída por cardápio mensal ofertado às crianças na fase pré-escolar. Trata-se de um estudo transversal exploratório. Foram analisados cardápios de acordo com a faixa etária de quatro grupos distintos. Inicialmente foram elaboradas as fichas técnicas de preparação dos lanches, os cálculos da necessidade energética e verificação da contribuição de macro e micronutrientes de acordo com a resolução nº38/2009 do FNDE; posteriormente foram feitas as adaptações do IQR e IPAR de acordo com a realidade de unidades de alimentação e nutrição. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos cardápios necessitam de melhorias, segundo o IQR. Segundo o parâmetro variabilidade do IQR, o fator que mais afetou as notas, foi a baixa variedade de grupos de alimentos presentes na refeição. Notou-se que o grupo de leites e derivados foi o menos presente nos cardápios avaliados. Ainda segundo este instrumento, os parâmetros que obtiveram as menores pontuações foram as porcentagens de carboidratos e lipídios presentes nas refeições. Após a análise dos dados, mostrou-se adequadas a oferta de frutas e de gordura saturada, porém com oferta de fibras insuficiente. A adequação da maioria dos micronutrientes não alcançou a necessidade diária recomendada, dentre eles zinco, ferro, cálcio e vitamina A, essenciais nos três primeiros anos de vida do ser humano. Quanto à aplicação do IPAR, 72,2% dos cardápios foram classificados como muito satisfatórios em relação à presença de alimentos regionais. Destacou-se a presença relevante de alimentos regionais do sudeste e do nordeste, contrapondo-se a baixa presença de alimentos da região centro-oeste. Ajustes dos cardápios são necessários para atender a faixa etária estudada e para valorizar a cultura alimentar da região. Porém, é necessária a continuação do estudo, para analisar as demais refeições ofertadas na escola, bem como a avaliação do consumo, além de integrar a família como eixo promotor de saúde, pois a alimentação em casa contribui para a complementação das necessidades nutricionais diárias das crianças.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCardápiospt_BR
dc.subject.keywordAlimentação infantilpt_BR
dc.subject.keywordMerenda escolarpt_BR
dc.subject.keywordHábitos alimentarespt_BR
dc.subject.keywordCrianças - desenvolvimentopt_BR
dc.titleAvaliação da qualidade nutricional e cultural de lanches ofertados em instituição infantil privada localizada no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T17:47:25Z-
dc.date.available2017-12-11T17:47:25Z-
dc.date.submitted2017-08-10-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18581-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1Researches demonstrate the increase in the prevalence of childhood’s overweight and obesity in Brazil, including preschool children, predisponing to early emergence of non-communicable chronic diseases. The length of time the child stays in school makes the school responsible for diffusing practices that promote student’s growth. Therefore, it is fundamental to evaluate what is being offered. The purpose of the present study was to evaluate the nutritional and cultural quality of snacks offered at a private children's institution located in Distrito Federal. The sample was composed by a monthly snacks menu offered to children at preschool stage. It is an exploratory cross-sectional study. Menus were analyzed according to the age group of four different groups Initially were developed the preparation technical files of the snacks offered, the estimate of energy requirement and verifying the contribution of macro and micronutrients in accordance with resolution number 38/2009 of FNDE; posteriorly the adaptation of IQR and IPAR according to the reality of the food and nutrition units. The results obtained show that most of the menus offered need improvements according to IQR. According to the variability parameter of the IQR, the factor that most affected the grades was the low variety of food groups present in the meal. It is observed that the milk and derivatives group was the least present in the evaluated menus. Still according to this instrument, the parameters that obtained the lowest scores were the percentages of carbohydrates and lipids present in meals. After the data review, an adequate amount of fruits and of saturated fat was found, however with insufficient fiber supply. The adequacy of most micronutrients did not reach the recommended daily requirement, among them zinc, iron, calcium and vitamin A, essential in the first three years of human life. About the application of the IPAR, 72,2% of the menus were classified as very satisfactory in relation to the presence of regional foods. The relevant presence of regional foods of the Southeast and Northeast was highlighted, as opposed to the low food presence of the center-west region. Menu adjustments are required to assist the age range studied and to enhance the region's food culture. But it is necessary to continue the study to analyze other meals offered at school, as well as the evaluation of consumption, Beyond to integrate the family as a health promoter helps since home feeding contributes to complement the daily nutritional needs of children.pt_BR
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