Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18586
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LuandaRobertaArantesdeOliveira_tcc.pdf615,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Construção de um plano de negócio : consultoria em estabelecimentos comercializadores de refeições na cidade de Brasília-DF
Autor(es): Oliveira, Luanda Roberta Arantes de
Orientador(es): Mangabeira Júnior, Aldemir Soares
Assunto: Consultoria empresarial
Empreendedorismo
Plano de negócios
Planejamento
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: OLIVEIRA, Luanda Roberta Arantes de. Construção de um plano de negócio: consultoria em estabelecimentos comercializadores de refeições na cidade de Brasília-DF. 2017. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Gestão da Produção de Refeições Saudáveis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: No trabalho foi visto que é importante o serviço de consultoria em um estabelecimento que comercializa refeições. E a sua relevância tem como princípio garantir a inocuidade dos alimentos e as condições higiênico-sanitárias dele, uma vez que a consultoria tem o objetivo de trazer soluções para adversidades, focando em desenvolver estratégias para sanar aquele infortúnio. E para a viabilidade de se montar uma empresa, seja de consultoria ou em geral, o planejamento torna-se cada vez mais necessário às organizações, independentemente da área em que atuam. Estabelecer objetivos e delinear os passos para alcançá-lo torna-se hoje em dia muito mais sensato aos gestores do que se deparar com resultados impensados, já que o que não é mensurado consequentemente não é controlado. O plano de negócios é uma ferramenta muito utilizada pelos empreendedores para a tomada de decisões e a minimização de riscos para um novo negócio ou uma ação estratégica. Assim, esta pesquisa teve como objetivo elaborar um plano de negócio para se montar uma empresa de consultoria que presta serviços para estabelecimentos comercializadores de refeições, com a proposta de analisar a sua viabilidade financeira, em se tratando dos insumos, da estrutura e da sua concorrência no mercado na cidade de Brasília no Distrito Federal. O planejamento teve como ferramenta o plano de negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, inserindo a definição do negócio, de diagnósticos de mercado e a elaboração dos planos: operacional, marketing, recursos humanos e financeiros. A coleta de dados ocorreu por meio de fontes secundárias e primárias e, para analisar os dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos foram relevantes para atingir os objetivos da pesquisa: a importância em elaborar o plano de negócio antes da concretização do empreendimento, uma vez que fornecerá informações suficientes do estabelecimento de forma a criar estratégias para alcançar resultados satisfatórios, prevenindo possíveis danos. Notou-se uma concorrência no mercado com relação ao tipo de serviço prestado, que é a consultoria, e ela, por sua vez, oferece as mesmas atividades de trabalho. Observou-se que o resultado financeiro demonstrou ser um investimento viável em curto prazo, e que o investimento inicial também é considerável, uma vez que as condições de mercado não possui alterações repentinas.
Abstract: This work shows the importance of consulting service in an establishment that sells meals. And its relevance is to guarantee food safety and hygienic-sanitary conditions, since the consultancy aims to bring solutions to adversities, focusing on developing strategies to remedy that misfortune. For the viability of setting up a company, whether consulting or in general, planning becomes more and more necessary to organizations, regardless of the area in which they operate. Setting goals and outlining the steps to achieve it nowadays is much more sensible day to managers than come across thoughtless results, since what is not measured is consequently not controlled. A business plan is a tool widely used by entrepreneurs to make decisions and to minimize risks to a new business or strategic action. Therefore, the purpose of this study is to elaborate a business plan to set up a consulting company that provides services to food retailers, with the purpose of analyzing their financial viability, in terms of inputs, structure and competition in the market in the city of Brasília in the Federal District. The planning tool was to the SEBRAE business plan by entering the business definition, market diagnostics and preparation of plans: operational, marketing, human and financial resources. The data collection was done through secondary and primary sources and, to analyze the dater data, the technique of content analysis was used. The results obtained were relevant to reach the research objectives: the importance in elaborating the business plan before the realization of the enterprise, since it will provide enough information of the establishment in order to create strategies to achieve satisfactory results, preventing possible damages. There has been competition in the market with regard to the type of service provided, which is the consultancy, and it, in turn, offers the same work activities. It was observed that the financial result proved to be a viable investment in the short term, and that the initial investment is also considerable, since market conditions do not change suddenly.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição Humana, 2017.
Aparece na Coleção:Gestão da Produção de Refeições Saudáveis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons