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dc.contributor.advisorCollares, Ana Cristina Murta-
dc.contributor.authorSousa, Letícia Silva-
dc.identifier.citationSOUSA, Letícia Silva. Transição para a vida adulta: questões de classe e gênero na saída do ninho no Brasil. 2017. 41 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou identificar o impacto das questões de gênero e de classe sobre a decisão dos jovens brasileiros de sair da casa dos pais. Com o objetivo de testar duas hipóteses principais e algumas hipóteses secundárias, analisou-se o impacto da variável sexo na chance de um jovem permanecer na casa dos pais até os 29 anos, assim como, tentou-se identificar a influência da renda familiar na decisão de deixar ou permanecer no ninho. Por meio da análise de micro dados coletados da PNAD, foram efetuadas sete regressões logísticas. A coorte escolhida abrange o período de 15 a 29 anos de idade, ou seja, a fase convencionalmente chamada de juventude segundo o IPEA e a Secretaria Nacional de Juventude (Lei n. 11.129/2005, art. 11). Resultados sugerem que as mulheres ainda possuem uma maior tendência a sair de casa mais cedo que os homens e que o fator trabalho tomado isoladamente não afeta significativamente a chance de morar com os pais. Indicam também que a renda é determinante nas chances do jovem brasileiro de deixar a casa dos pais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordJuventudept_BR
dc.subject.keywordJovens - autonomiapt_BR
dc.titleTransição para a vida adulta : questões de classe e gênero na saída do ninho no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-11T18:42:31Z-
dc.date.available2017-12-11T18:42:31Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18589-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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