Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18593
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BarbaraHellendeMesquitaTeixeiraChaves.pdf648,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O efeito do IFRS 16 - contabilidade de leasing - nas companhias aéreas brasileiras - Tam, Gol e Azul (2013-2015)
Autor(es): Chaves, Bárbara Hellen de Mesquita Teixeira
Orientador(es): Niyama, Jorge Katsumi
Assunto: Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS)
Companhias aéreas
Indicadores financeiros
Data de apresentação: 1-Dez-2016
Data de publicação: 11-Dez-2017
Referência: CHAVES, Bárbara Hellen de Mesquita Teixeira. O efeito do IFRS 16 - contabilidade de leasing - nas companhias aéreas brasileiras - Tam, Gol e Azul (2013-2015). 2017. 33 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Após grande discussão e expectativa, em resposta a uma preocupação sobre a transparência das informações contábeis, em janeiro de 2016 o IASB divulgou o IFRS 16, que diz respeito às operaçãoes de leasing, substituindo o IAS 17, e entra em vigência a partir de janeiro de 2019. A principal mudança acerratada pela norma é a contabilização do leasing operacional, que passará a ser incluído no balanço patrimonial. Umas das principais empresas usuárias dessas operações são as companhias aéreas, visto que é a forma que utilizam para alugar ou adquirir suas aeronaves. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa explicativa qualitativa, elaborado mediante pesquisa bibliográfica e tem por objetivo analisar o efeito dessa nova norma nas demonstrações contábeis das companhias aéreas brasileiras Tam, Gol e Azul, nos anos de 2013 a 2015, sendo uma replicação do estudo realizado por Barbosa, Barros, Niyama e Souza (2011), sobre o impacto da contabilização do leasing operacional nas companhias aéreas Tam e Gol nos anos de 2007 a 2009. Os balanços foram ajustados e foram calculados os indicadores de liquidez corrente, relação de capital de terceiros e próprio, composição do endividamento, imobilização do patrimônio líquido, retorno sobre o ativo e retorno sobre o patrimônio líquido. Conclui-se que, os índices de retorno sobre o ativo e imobilização do patrimônio líquido foram os que sofreram maior impacto, e ainda que, embora o impacto geral não tenha seguido na mesma proporção do estudo de Barbosa et al (2011), a contabilização do leasing irá gerar efeitos significativos nessas companhias.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons