Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_SilnaraNerysGuedesNeves.pdf2,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias pedagógicas e tecnologias na Educação Infantil
Autor(es): Neves, Silnara Nerys Guedes
Orientador(es): Fiorentini, Leda Maria Rangearo
Assunto: Educação de crianças
Práticas pedagógicas
Tecnologia na educação
Aprendizagem
Data de apresentação: 12-Jan-2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: NEVES, Silnara Nerys Guedes. Estratégias pedagógicas e tecnologias na Educação Infantil. 2017. xii, 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Esta monografia surgiu do interesse em conhecer as aprendizagens que surgem de estratégias pedagógicas mediadas pelas tecnologias, buscando análise e discussão das estratégias que implicam na aprendizagem crianças da Educação Infantil, isto devido à interação da pesquisadora no ambiente educativo com as crianças de quatro anos de idade que frequentam a pré-escola. O estudo foi realizado por meio de pesquisa qualitativa, utilizando como fonte principal a observação participante em um período de quatro meses; também foram utilizados os documentos norteadores da ação educativa na escola, projeto pedagógico e regimento interno e entrevista com a professora regente da turma observada. As técnicas foram primordiais para a descrição do projeto da escola em relação aos documentos legais e políticos para a Educação Infantil brasileira, identificação das ferramentas tecnológicas no ensino das crianças de primeiro período e análise das estratégias para a aprendizagem. O estudo concluiu que as estratégias pedagógicas da escola não são baseadas nas ferramentas tecnológicas, mas estas são utilizadas para enriquecer os conteúdos empregados para o desenvolvimento integral das crianças, o que auxilia o aprendizado, evidenciado pelas assimilações de vídeos e realização das atividades. A escola é bem equipada e com bons profissionais, conclui-se que é possível melhoria no processo do ensino se utilizadas mais tecnologias.
Abstract: This monograph has been conceived as an apprenticeship in pedagogical learning, a research analysis and discussion of strategies that imply a teaching learning from Early Childhood Education, this is due to an interaction of the researcher in the educational environment of children with Four Years of age, Who attend the first preschool year. The study was carried out by qualitative research, using as main source a participant observation in a period of four months, the guiding documents of the educational action in the school, pedagogical project and internal regiment and interview with a regent teacher of the observed group were also used. As Techniques is primordial for a description of the school project in relation to legal documents and politicians for a Brazilian Early Childhood Education, identification of technological tools in the teaching of children of the first period and analysis of strategies for learning. The study concluded that the pedagogical evaluations of the school are not based on technological tools, but they are used to enrich the contents employed for the integral development of the children, which helps the learning, evidenced by assimilations of videos and the performance of the activities. The school is well equipped and with good professionals, it is concluded that it is possible.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons