Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AmadeuBatistaMatos.pdf954 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento educacional e o ensino médio brasileiro : avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federal
Autor(es): Matos, Amadeu Batista
Orientador(es): Moreira, Ana Maria de Albuquerque
Assunto: Planejamento educacional
Ensino médio
Plano Nacional de Educação (PNE)
Educação
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 12-Dez-2017
Referência: MATOS, Amadeu Batista. Planejamento educacional e o ensino médio brasileiro: avanços e desafios no Brasil e no Distrito Federal. 2017. 76 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o Planejamento Educacional e o Ensino Médio Brasileiro, os avanços e desafios dessa última etapa da educação básica, no âmbito nacional e distrital. Sob este prisma, será esmiuçado o histórico do planejamento educacional no Brasil e como se deu a criação e aprovação dos principais marcos legais, com foco no Plano Nacional de Educação de 2001 (Lei Nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001) e 2014 (Lei Nº 13.005, de 25 de junho de 2014) e o Plano Distrital de Educação (Lei Nº 5.499, de 14 de julho de 2015) e a relação destes com o ensino médio. O procedimento metodológico consiste na revisão bibliográfica (artigos, livros e sítios da rede mundial de computadores), pesquisa das legislações e análise de dados secundários. Dentre os resultados deste trabalho, destacam-se o avanço da educação brasileira verificado, principalmente no século XXI, a importância do planejamento educacional embasado por políticas públicas e a necessidade de melhor gestão estatal para atingir os objetivos propostos e assim mudar a realidade educacional destacada por meio da análise dos indicadores do ensino médio.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons