Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18616
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_RenataZeneideRamalhodeLira.pdf1,78 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorLira, Renata Zeneide Ramalho de-
dc.identifier.citationLIRA, Renata Zeneide Ramalho de. As tecnologias: suporte para o desenvolvimento da aprendizagem na escola. 2017. 57 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO estudo procura responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a importância dos recursos tecnológicos em sala de aula e seu uso pedagógico no processo de aprendizagem? O trabalho tem como finalidade analisar o uso pedagógico dos recursos tecnológicos no processo de aprendizagem escolar. A metodologia, pautada na pesquisa qualitativa, utilizou-se de observação participante e entrevistas semiestruturadas aplicadas a duas professoras da rede pública de ensino básico do Distrito Federal. Os fundamentos teóricos foram pautados em Síbilia (2012), Castells (1999), Bourdieu (1975), Moran (2000), dentre outros. Os resultados e conclusões apontam que, por mais que exista um discurso favorável à importância da inserção das tecnologias na escola, a prática tem sido diferente ou insuficiente levando em consideração as práticas institucionalizadas e enraizadas na escola. Estes resultados foram afirmados pelos discursos dos sujeitos entrevistados que enxergam a realidade precária da escola, porém não se enxergam como sujeitos ativos do processo de aprendizagem de seus alunos com o suporte das tecnologias. Tem-se uma noção de que as tecnologias são futuristas e a escola não consegue acompanhar e nem se aproximar da realidade de seus alunos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTecnologia na educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessorespt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.titleAs tecnologias : suporte para o desenvolvimento da aprendizagem na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2017-12-12T10:49:53Z-
dc.date.available2017-12-12T10:49:53Z-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/18616-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.description.abstract1The study tries to answer the following research problem: What is the importance of technological resources in the classroom and its pedagogical use in the learning process? The purpose of this study is to analyze the pedagogical use of technological resources in the school learning process. The methodology, based on the qualitative research, used was participant observation and semi-structured interviews applied to two teachers of the public school system of the Federal District. The theoretical foundations were based on Sibilia (2012), Castells (1999), Bourdieu (1975), Moran (2000), among others. The results and conclusions point out that although there is a favorable discourse about the importance of the insertion of the technologies in the school the practice has been different or insufficient, taking into account the practices institutionalized and rooted in the school. This results were affirmed by the speeches of the subjects interviewed who see the precarious reality of the school, but do not see themselves as active subjects of the learning process of their students with the support of the technologies. They have a notion that technologies are futuristic and the school can not keep up with or come close to the reality of their students.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons