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Título: Ensino de História e RAP : classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História
Autor(es): Barbosa, Esdras da Silva
Orientador(es): Oliva, Anderson Ribeiro
Assunto: História - estudo e ensino
Rap (Música)
Educação
Classes sociais
Gênero - desigualdade
Negros
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: BARBOSA, Esdras da Silva. Ensino de História e RAP: classe, raça e gênero como possibilidades de diálogo nas aulas de História. 2017. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A proposta central do presente trabalho foi realizar uma reflexão sobre algumas experiências envolvendo o uso do RAP no ensino de história. Partimos do entendimento de que essas produções são instrumentos pedagógicos impulsionadores de variados debates, com destaque para aqueles referentes às questões de raça, classe e gênero, sendo ainda diferenciadores das aulas tradicionais de história. Nossa hipótese é que o RAP, pensado também como material pedagógico, pode ajudar diretamente na dinâmica das aulas, uma vez que suas letras e melodias aproximam os estudantes que estiveram envolvidos com a pesquisa, na sua maioria composta por negras/os e periféricas/os, de situações cotidianas vivenciadas nas periferias das grandes cidades brasileiras.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
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