Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_AlessandradaSilvaDias.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Representações dos movimentos feministas no livro didático “História Conexões” (2010)
Autor(es): Dias, Alessandra da Silva
Orientador(es): Oliveira, Susane Rodrigues de
Assunto: Representações sociais
Feminismo
Livros didáticos
História - estudo e ensino
Mulheres
Data de apresentação: 20-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: DIAS, Alessandra da Silva. Representações dos movimentos feministas no livro didático “História Conexões” (2010). 2017. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este artigo apresenta uma análise das representações dos movimentos feministas no livro didático História Conexões (volume único, parte 3), de autoria de Alexandre Alves e Letícia de Oliveira (2010), aprovado no PNLD para o Ensino Médio no período de 2010 a 2012. Trata-se de uma abordagem discursiva, atenta aos sentidos, significados, efeitos educativos e modos de funcionamento de tais representações na inclusão do feminismo na história escolar. A narrativa histórica do livro didático se revelou bastante norte-americanocêntrica, silenciando a possibilidade de que as mulheres da América Latina e, especialmente, do Brasil tivessem produzido organizações feministas com características próprias. Tais concepções denotam o desinteresse pela história dos feminismos no Brasil que faz ecoar um silêncio bastante problemático para o reconhecimento e legitimação das lutas e conquistas das mulheres no tempo presente.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons