Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_LethiciaQuintoCirera.pdf744,74 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 : processo de elaboração
Autor(es): Cirera, Lethícia Quinto
Orientador(es): Barbosa, Antonio José
Assunto: Direitos humanos
Organização das Nações Unidas (ONU)
Dignidade da pessoa humana
Data de apresentação: 12-Dez-2017
Data de publicação: 8-Jan-2018
Referência: CIRERA, Lethícia Quinto. Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948: processo de elaboração. 2017. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A Declaração Universal dos Direitos Humanos publicada em 1948 é o documento atualmente transcrito em mais línguas e influenciou diretamente mais de trinta constituições democráticas ao redor do globo. O presente trabalho investiga por meio de fontes o processo de elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, intenta entender quais as motivações e os grupos de atuação na elaboração desse texto de grande importância histórica. Nesse sentido os participantes e os debates desenvolvidos nas reuniões da Comissão para os Direitos Humanos na Organização das Nações Unidas e o processo histórico de elaboração do documento são centrais na análise. Observa-se, por fim, que a Declaração tem um papel inovador na afirmação da dignidade humana e dos direitos individuais, o que ocorre sob influência do pensamento kantiano e como herança dos recentes acontecimentos históricos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2017.
Aparece na Coleção:História



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons