Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18912
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_CristinadeMouraFerreira.pdf954,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ser mulher na organização : estudo da percepção de mulheres em cargos de chefia e subordinados
Autor(es): Ferreira, Cristina de Moura
Orientador(es): Dechandt, Siegrid Guillaumon
Assunto: Organização
Empoderamento
Feminismo
Machismo
Discriminação de sexo no emprego
Mulheres - emprego
Mulheres
Data de apresentação: 13-Dez-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: FERREIRA, Cristina de Moura. Ser mulher na organização: estudo da percepção de mulheres em cargos de chefia e subordinados. 2017. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Com a introdução da mulher no mercado de trabalho e a partir dos movimentos sociais reivindicando a igualdade de gênero nas organizações alguns termos vêm ganhando maior visibilidade e atenção, a partir de dois extremos como o empoderamento feminino visto como algo bom para as mulheres e o machismo ainda presente nas organizações. A partir de pesquisas realizadas verifica-se que a mulher em cargos de chefia ainda é um cenário pouco visto na maioria das organizações mundiais, mas é um quadro que tem sido mais questionado, a fim de entender por qual motivo a resistência para incorporar mulheres em cargos de chefia. O presente estudo tem por objetivo identificar a percepção de mulheres em cargos de chefia e subordinação de uma organização de fundo de pensão, onde possui quadro igualitário de gênero em cargos de chefia, perante a situação da influencia da cultura organizacional para constituição deste contexto, e a percepção sobre o empoderamento feminino e o machismo dentro desta organização. A pesquisa aqui apresentada é qualitativa, descritiva e de pesquisa de campo, a coleta de dados foi obtida a partir de entrevistas semiestruturadas com oito funcionárias desta organização, sendo quatro de cargos de subordinação e quatro de cargos de chefia, a partir das respostas foi feita a análise do discurso de cada uma, identificando percepções semelhantes e as divergências. Os resultados demostram que a percepção das mulheres é que a constituição de mulheres em cargos de chefia deu-se por necessidade do mercado e que mesmo com tantas mulheres chefes as situações de machismo ainda são evidenciadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons