Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/18915
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_GustavodoEspiritoSanto.pdf465 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar no trabalho e comprometimento organizacional : um estudo com os colaboradores da GPS Brasília Ltda.
Autor(es): Espirito Santo, Gustavo do
Orientador(es): Rêgo, Mariana Carolina Barbosa
Assunto: Bem-estar no trabalho
Comprometimento organizacional
Comportamento organizacional
Pequenas e médias empresas
Data de apresentação: 22-Nov-2017
Data de publicação: 9-Jan-2018
Referência: ESPIRITO SANTO, Gustavo do. Bem-estar no trabalho e comprometimento organizacional: um estudo com os colaboradores da GPS Brasília Ltda. 2017. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Este trabalho buscou investigar, empiricamente, se existe alguma relacao entre os construtos bem-estar no trabalho e comprometimento organizacional, no ambiente de trabalho da GPS Brasilia Ltda., que e uma empresa brasiliense que atua na area de comunicacao para o mercado nacional e possui uma influente midia social, com mais de 100 mil seguidores. Ao longo dos anos, estudos no campo do comprometimento organizacional tem acumulado evidencias que mostram os efeitos positivos relacionados as variaveis de bem-estar e comprometimento organizacional, nos contextos organizacionais e sociais como um todo, porem ainda sao escassos estudos que analisam a relacao entre ambas. A pesquisa constituiu na aplicacao de dois questionarios, um referente ao bem-estar no trabalho e o outro ao comprometimento organizacional. Participaram desse estudo todos os 16 funcionarios da organizacao. Apos a colheita dos resultados, foram verificados os niveis de bem-estar e comprometimento organizacional da organizacao em estudo, porem nao foi verificado correlacao entre os fatores e dimensoes dos dois construtos investigados, o que vai contra a literatura. Foi sugerido que tal resultado pode estar relacionado ao fato de a organizacao atuar no mercado a pouco tempo, e por isso, os funcionarios ainda nao terem tido o tempo necessario para desenvolver afetos ou vinculos mais efetivos com a organizacao de um modo geral. Os resultados portanto, sao capazes de auxiliar os gestores da GPS Brasilia Ltda. a identificar quais sao os fatores de bem-estar e comprometimento que influenciam os seus colaboradores e a sua produtividade, para que assim possam tomar decisoes e elaborar politicas e estrategias visando os resultados desejados. Ao final da pesquisa, foi sugerido a realizacao de mais estudos teoricos e empiricos visando o melhor entendimento, delimitacao, dimensionamento e desenvolvimento das duas variaveis e de sua relacao no contexto organizacional e sobre a sua influencia na vida de um individuo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2017.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons